Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Refugiado: Papa defende 'responsabilidade e humanidade'

Francisco associa-se à celebração promovida pela ONU
Em sua chegada, escutaram-se nos barcos aplausos de alegria pelo fim de uma exaustiva viagem de 1.500 km pelo Mediterrâneo e momentos de mau tempo.
Em sua chegada, escutaram-se nos barcos aplausos de alegria pelo fim de uma exaustiva viagem de 1.500 km pelo Mediterrâneo e momentos de mau tempo. (Reprodução/ Mònica Torres/ theworldnews.net)

O Papa Francisco associou-se à celebração do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala nesta quarta-feira (20), defendendo “responsabilidade e humanidade” no acolhimento a quem deixa o seu país.
“Desejo que os Estados envolvidos nestes processos cheguem a um entendimento, para assegurar, com responsabilidade e humanidade a assistência e a proteção a quem é forçado a deixar o seu próprio país”, disse este domingo, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.
O pontífice sublinhou que o Dia Mundial do Refugiado, promovida anualmente pelas Nações Unidas a 20 de junho, visa “chamar a atenção para o que vivem, muitas vezes com grande ansiedade e sofrimento” homens e mulheres “obrigados a fugir da sua terra, por causa de conflitos e perseguições”.
Este ano, precisou, a celebração “chega no meio de consultas entre governos para a adoção de um Pacto Mundial para os refugiados”, bem como um Pacto para a Migração segura, ordenada e regular.
“Cada um de nós é chamado a estar próximo dos refugiados, a encontrar com eles momentos de encontro, a valorizar o seu contributo, para que também eles se possam inserir melhor nas comunidades que o recebem”, acrescentou.
Segundo Papa, neste encontro e neste “apoio recíproco” está a “solução para muitos problemas”.
A confederação internacional da Cáritas promove até 24 de junho uma campanha de sensibilização em favor dos migrantes e refugiados, com a participação de Portugal.
A “Semana Global de Ação” insere-se na iniciativa the Journey’ (partilhe a viagem), inaugurada pelo Papa em setembro de 2017.

Ecclesia

Comentários