Pular para o conteúdo principal

Alunos de Teatro da UFC encenam espetáculo na Praça dos Leões

MONTAGEM dos alunos de Teatro da UFC tem como palco a Praça General Tibúrcio (dos Leões) FOTO IAGO BARRETO SOARES/ DIVULGAÇÃO
MONTAGEM dos alunos de Teatro da UFC tem como palco a Praça General Tibúrcio (dos Leões) FOTO IAGO BARRETO SOARES/ DIVULGAÇÃO
Nona montagem do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC), o espetáculo Roga-se às famílias trazerem as cadeiras realiza últimas apresentações neste final de semana, na Praça General Tibúrcio (Leões).
Foram as formas de habitar e viver a “Fortaleza de mil caras”, como descreve a professora e orientadora do espetáculo Tharyn Stazak, o que instigou o início do processo. “Mas como uma cidade é constituída de mundos diversos e distintos, jamais conseguiríamos abarcar tudo numa visada”, explica Stazak. Diferente de turmas anteriores, o grupo escolheu três textos como ponto de partida - As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, Sonhos de Einstein, de Allan Ligthman, e A Hora Em Que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros, de Peter Handke.
A leitura deste último revelou a praça como espaço vivo e a ocupação e observação nesses locais passou a ser passo fundamental - acontecendo nas praças João Gentil (da Gentilândia), do Otávio Bonfim e do Ferreira -, culminando na escolha na Praça dos Leões como palco da obra cênica, tanto pelas diversas maneiras pelas quais ela é habitada como pela arquitetura e topografia que a circundam.
A ocupação de espaços da cidade juntou-se a um processo não hierárquico, mas sim colaborativo - autor, diretor e atores, passando, então, por uma criação que passou pelas experiências individuais e pela reelaboração dessas. A partir delas, os alunos construíram propostas de ações performativas, “o que nos levou a apostar nessa perspectiva e a criar programas de ações que se cruzam na praça. Queríamos instaurar um acontecimento, um encontro mesmo com o público no qual ele pudesse ler/ver ao mesmo tempo em que fizesse parte da composição. Assim, juntos, criaríamos uma outra possibilidade para aquela praça”, resume Tharyn Stazak.
Roga-se às famílias trazerem as cadeiras
Quando: hoje, 5, sexta, 6, e sábado, às 19 horas
Onde: Praça dos Leões (cruzamento das ruas São Paulo e Sena Madureira - Centro)
Gratuito
O Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/