O que você precisa saber sobre a CNH digital no Ceará

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital passou a ser obrigatóriaa partir de 2 de julho, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Detran do Ceará já disponibiliza gratuitamente o documento. 
O documento poderá ser apresentado aos agentes de trânsito no lugar da CNH tradicional, de papel, que segue sendo emitida e válida. A intenção é dar maior mobilidade e praticidade aos usuários.
A modernidade pode livrar o condutor de uma multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira, além de retenção do veículo até apresentação da CNH, caso seja parado numa blitz e esteja sem o documento de papel.
No Ceará, o serviço começou a ser oferecido em junho. De então, pelo menos 1000 habilitações já foram emitidas durante a fase de teste do sistema.
A CNH é um documento de identificação pessoal, válido em todo o território nacional. Com a implantação da versão digital, passa a ser o primeiro documento de identificação digital no País. 
E como funciona a CNH digital? O motorista terá de pagar? Tire essas e outras dúvidas.
  • Quem pode tirar a CNH Digital?
O motorista habilitado precisa verificar se sua CNF de papel possui o “QR Code”. Nas carteiras mais antigas, é preciso solicitar a 2ª via do documento impressa, que traz o código.
  • É obrigatório tirar a CNH digital?
Não. A carteira de motorista digital será opcional. A versão impressa continuará a ser emitida normalmente.  A CNH digital tem a mesma validade jurídica que a imprensa.
  • A CNH digital é paga?
O aplicativo da CNH digital é gratuito, mas caberá a cada Detran decidir se irá cobrar e determinar o valor.
  • Qual o procedimento para tirar a CNH Digital?
Com o “QR Code” em mãos, basta entrar no Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), escolhendo a opção “Cadastro” e seguindo as orientações do site. Lembre-se de utilizar no cadastro do Denatran um e-mail válido, bem como o número do celular no qual será instalado o aplicativo para utilização da CNH Digital. Depois, baixe o aplicativo CNH Digital, disponível para celulares com sistema IOS e Android.
  • Após baixar o aplicativo da CNH, o que mais é preciso?
Veja se você já possui o “certificado digital”. Caso sim, valide os dados e ative a CNH Digital no Portal do Denatran. Caso não tenha certificado digital, dirija-se ao Detran (em qualquer posto que possua o serviço de habilitação) para atualizar seus dados. Você também será cadastrado no sistema “Meu Detran” que permite o recebimento informações sobre infrações cometidas, pontuação da sua CNH, data para renovação, entre outras. Por fim, basta ativar seu dispositivo no site do Denatran solicitando o código de ativação para a CNH Digital, que será enviado por e-mail. Assim que recebê-lo, siga para o aplicativo para criação do pin.
  • E dentro do aplicativo?
No aplicativo CNH Digital, efetue login (utilize o número do seu CPF) e senha (use a senha de acesso ao Portal do Denatran). Na tela seguinte, será solicitado o código de ativação que foi enviado por e-mail. Feito isso, o aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números (PIN), que o usuário precisará digitar toda vez que acessar a CNH-Digital. Depois, o aplicativo exibe uma reprodução da frente, verso e do “QR Code” da CNH. Esta exibição é que permite ao motorista deixar a CNH de papel em casa.
  • E o aplicativo serve para quê?
Através do aplicativo será possível ter acesso a habilitação digital, além de poder compartilhar o arquivo por e-mail e whatsapp em situações que exijam documento autenticado. Ao baixar o aplicativo, certifique-se de que está escrito o nome do Serpro, que desenvolveu o sistema, para garantir a segurança.
  • Como faço para solicitar a segunda via da CNH Impressa, que vem com o QR Code?
Será necessário dirigir-se a um dos postos do Detran-CE que disponibilize serviço de habilitação, levando os seguintes documentos: CNH atual, comprovante de endereço e pagamento da taxa de emissão da 2ª via da CNH no valor deR$70,74 (setenta reais e setenta e quatro centavos).
  • E se o meu celular for roubado?
Se o celular com a CNH digital for roubado, o usuário deverá bloquear o documento. É possível fazer isso pelo site do Denatran para quem tem o certificado digital. Para quem não tem, é preciso ir a um posto do Detran.
Para visualizar a CNH digital, sempre será necessária senha de quatro dígitos, segundo o Serpro.
  • E se for parado em uma blitz e não tiver internet?
Será necessária conexão com a internet apenas para o primeiro acesso, segundo o Denatran. Depois, a habilitação estará disponível off-line, com uso da senha. A autenticidade do documento eletrônico poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura de um QRCode.
  • É possível usar a CNH digital como documento para embarque em aeroportos do país?
Sim. É possível embarcar em todos os aeroportos do país utilizando a CNH Digital e, assim como o cartão de embarque, também disponibilizado pelas companhias aéreas via smartphone, efetuar sua viagem de avião sem necessidade de documentos impressos, agilizando a viagem.
Tribuna do Ceará

Comentários

Mais Visitadas

Físico brasileiro recebe Prêmio Templeton de 2019

Câmara homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos

Inep cria comissão para decidir itens que farão parte do Enem 2019

Primeira edição da Semana de Arte Unifor abraça diversidade de linguagens e expressões

Capela revestida por milhares de ossos é ponto turístico excêntrico em Portugal