Pular para o conteúdo principal

Revista Bote Fé, da Edições CNBB circula com reportagens especiais e sugestões de leitura

Revista Bote Fé, da Edições CNBB circula com reportagens especiais e sugestões de leitura
A Editora da CNBB está circulando a revista “Bote Fé” edição nº 24, correspondente aos meses de julho, agosto e setembro de 2018, com uma matéria especial sobre a formação presbiteral. Este inclusive foi o tema central da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no mês de abril, em Aparecida, São Paulo. Na ocasião, o episcopado brasileiro aprovou novas diretrizes para a formação dos presbíteros e aguarda a confirmação do texto pela Congregação para o Clero do Vaticano. A reportagem apresenta o itinerário de formação comentado por seminaristas e padres.
Padre Luís Fernando da Silva, diretor editorial da “Edições CNBB” destaca que a matéria sobre a formação presbiteral chama atenção para a questão da dimensão do cuidado. “Quando se fala de formação hoje nós não falamos mais de uma perspectiva meramente acadêmica, nós falamos de uma perspectiva de cuidar do ser humano que está sendo formado, então que os nossos ambientes formativos de fato sejam ambientes que cuidem do ser humano para que depois, consequentemente, quando os seminaristas se tornarem presbíteros se tornem também cuidadores de outros seres humanos”, destaca.
Outra matéria da revista “Bote Fé” trata da questão da obesidade infantil, que cresce de forma sistemática no Brasil e é hoje uma das maiores preocupações de todos os que lutam para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável, como é o caso da Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB. A reportagem traz uma abordagem da importância de uma boa alimentação e medidas que podem ser tomadas pelos pais para evitar o problema de saúde pública.
“Quando se fala de obesidade infantil hoje nós temos duas perspectivas. A primeira é a questão do cuidado, contudo, é um cuidado também que está por trás do próprio capitalismo que quer gerar não pessoas, quer gerar consumidores. Então com essa matéria queremos ajudar o nosso público e os nossos grupos, as nossas comunidades e colocá-los na dimensão da pessoa e não do consumidor”, destaca padre Luís Fernando.
O professor Pedro Gontijo, doutor em Filosofia pela Unicamp e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo da CNBB, foi o convidado especial da ‘entrevista’ e falou sobre o processo de eleição que tem início em agosto deste ano. Um processo que, segundo ele, se anuncia marcado por um forte maniqueísmo político. Em sua visão, o remédio para os problemas da democracia não é reduzir a democracia. “Precisamos ampliar as possibilidades de exercício democrático”, disse.
Resenhas e artigos – A Revista Bote Fé apresenta ainda duas resenhas sobre publicações da Edições CNBB. Uma aborda a publicação “É possível um sujeito eclesial?”, da Coleção Sal e Luz, e a outra “Uma Paróquia Vocacional”, cujo autor é o Amadeu Cencini.
Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB escreve um artigo sobre “Bíblia e Catequese”, e dom Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB fala sobre os “Cristãos leigos e leigas”, devido ao Ano Nacional do Laicato.
Além das reportagens, entrevistas, artigos e resenhas, a Revista Bote Fé apresenta para as igrejas particulares importantes publicações, e como adquiri-las. Segundo padre Luís Fernando, a publicação é um instrumento de comunicação da Edições CNBB em parceria com a assessoria de imprensa da entidade e funciona como uma ponte criada entre as dioceses, paróquias e comunidades religiosas. “Por meio desse veículo além do acesso a artigos, reportagens e entrevistas de qualidade, os leitores podem ainda se atualizar das últimas publicações oficiais da CNBB e conhecer os produtos que ajudam na vivência da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, disse.
 
CNBB

Comentários