Pular para o conteúdo principal

Assunção: Deus recorre aos humildes

Resultado de imagem para assunção de nossa senhora
Padre Geovane Saraiva*
Na Assunção de Nossa Senhora, aprende-se que Deus recorre aos humildes para realizar sua obra redentora, no seu solidário e transbordante gesto de visitar sua prima Isabel. Maria nos ensina que é indispensável a vivência da palavra de Deus, como condição sine qua non para a realização da criatura humana neste mundo, que, em um incessante compromisso com o mundo – pela busca da paz, da concórdia e da justiça –, torna-se urgente o vinho novo, o da nova aliança, outrora solicitado pela Mãe ao Filho, renovando-se em Maria os sonhos de esperança, naquela mulher "vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas".

Maria mostra aos seguidores do seu Filho, Jesus de Nazaré, que o amor de Deus por nós é eterno. Ela nos ensina a recordar e a ter certeza, lá do céu, transfigurada, da promessa da plenitude no triunfo da nova humanidade, longe de toda e qualquer degradação. É desse modo, na mesma alegria, que a contemplamos, pasmados, nos prodígios divinos em favor do povo de Deus, que caminha na esperança de um dia participar de sua companhia e seu fenomenal convívio.

A grande verdade é que na Santa Virgem Maria, de acordo com o projeto insondável de Deus Pai, realiza-se nela, criatura humana descomunal, junto de Deus, a felicidade do gênero humano. Nas engenhosas palavras do Cardeal Aloísio Lorscheider, Maria é “toda bela, toda pura, toda santa, a glória de Jerusalém, a alegria de Israel, a honra do seu povo, a nossa honra, garantindo o pleno êxito da redenção pela sua íntima participação na obra redentora do seu Filho”.

Ajudai-nos, ó Deus, com a Assunção de Maria, vossa servidora fiel, a vivermos nossa fé e nosso batismo, pela solidária visita à sua prima Isabel! Como peregrino neste mundo, pelo seu exemplo, que possamos reconhecer a voz da Igreja, ao declamar o mesmo hino de louvor que ela alegremente cantou: "Minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois o Todo-poderoso fez em mim grandes coisas". Assim seja!

*Padre, Jornalista, Colunista e Pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE. Da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08