Exposição sobre Paulo Leminski inaugura o Mês da Literatura, em Curitiba

Exposição sobre Paulo Leminski inaugura o Mês da Literatura
A terceira edição do Mês da Literatura será aberta nesta sexta-feira (24), às 17h, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e vai até o dia 28 de setembro. O evento, da Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Biblioteca Pública do Paraná, promove atividades relacionadas ao livro e um panorama da cena literária paranaense e nacional e abre com a inauguração da exposição "Meu coração de Polaco voltou", de Paulo Leminski (1944–1989). 
Entre as ações da programação está a "Caravana Literária" que reúne mais de quinze escritores paranaenses e nacionais que vão percorrer 45 municípios do Paraná, dos Campos Gerais ao Norte. 
Eles visitam as cidades promovendo debates sobre o livro, leitura e a formação de leitores em espaços culturais, escolas e bibliotecas. 
A exposição é composta por painéis com reprodução de textos, fac-símiles, fotos do acervo particular, livros e documentos originais de Leminski e tem a comunicação visual assinada por Maria Baptista. 
A data de abertura do "Mês da Literatura" é uma homenagem ao nascimento de Leminski. 
Além da mostra, a programação promove também oficinas, contação de histórias e a exposição itinerante “Palavras do Paraná”, nos municípios de Curitiba e Guaíra.
O secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, disse que o objetivo é ampliar a discussão literária no Estado. “Nós sabemos da importância do livro, do ler, como um agente de transformação para uma cidadania melhor. Por isso, o evento leva escritores e debates que incentivam as pessoas a conhecer e se aventurar no mundo da literatura”, afirmou.
Entre os autores convidados estão os romancistas Milton Hatoum, Henrique Schneider e Oscar Nakasato; escritores infantojuvenis como Cléo Busatto, Jaqueline Conte, José Roberto Torero e Flávio de Souza; os poetas Luiz Felipe Leprevost, Henrique Rodrigues e Sônia Barros, cronistas; como Kledir Ramil, e Marcelo Moutinho; os críticos Marcelo Sandmann e Juliana Cortes, e os jovens autores Norbert Heinz e Rodrigo Ciríaco. 
SOBRE O MÊS - O “Mês da Literatura” está inserido no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL) e deve entrar para o calendário cultural do Estado. Além de fomentar e valorizar a leitura, incentivar e difundir a produção literária paranaense, o evento descentraliza a cultura ao levar autores em pequenos e médios municípios.

SERVIÇO: Mês da Literatura.
ABERTURA - Data: 24 (sexta-feira).
Horário: 17h.
Local: Palácio Iguaçu - Praça Nossa Senhora de Salette, s/n - Centro Cívico – Curitiba - Paraná.

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado