Haruki Murakami retira nomeação de Nobel de literatura "alternativo"

Autor japonês era finalista junto a Kim Thuy, Neil Gaiman e Maryse Conde
Haruki Murakami retira nomeação de Nobel de literatura
Haruki Murakami retira nomeação de Nobel de literatura "alternativo" | Foto: Henning Bagger / Scanpix Denmark / AFP / CP
 
O autor japonês Haruki Murakami, finalista do "Prêmio Nobel de Literatura Alternativo", retirou sua nomeação, dizendo aos organizadores que ele quer se concentrar no trabalho e evitar os holofotes. O New Academy Prize em Literatura foi fundado por mais de 100 intelectuais em protesto após a Academia Sueca, que seleciona os ganhadores do Nobel, adiar o prêmio deste ano por laços duradouros com um homem acusado de agredir várias mulheres durante o pico do movimento #MeToo do ano passado.
A New Academy disse em um post no Facebook no sábado que Murakami, autor do "Norwegian Wood" e que é frequentemente indicado para o Prêmio Nobel de Literatura, "expressou sua gratidão por ter sido indicado, escrevendo 'É uma grande honra para mim'". "Murakami disse que sua preferência é se concentrar em sua escrita, longe da atenção da mídia, e pediu que sua nomeação seja retirada", em um e-mail, acrescentou a academia.
A homenagem alternativa serve para denunciar "preconceito, arrogância e sexismo", segundo seus fundadores, que incluem autores, artistas e jornalistas. Bibliotecários suecos indicaram 47 autores que foram posteriormente votados por 32 mil "pessoas de todo o mundo", deixando apenas quatro na lista: a autora vietnamita-canadense Kim Thuy, o britânico Neil Gaiman, a francesa Maryse Conde e Murakami.
Vários outros autores cotados para Nobel apareceram na lista de indicados dos bibliotecários, incluindo a canadense Margaret Atwood, os americanos John DeLillo e Joyce Carol Oates, e o israelense Amos Oz. Alguns nomes nunca cotados também entraram para esta seleção, incluindo JK Rowling, escritora da série Harry Potter, e as romancistas Sara Stridsberg e Kerstin Ekman, que renunciaram à Academia Sueca, também foram listadas pela New Academy. Escolhido por um júri após o voto popular, o vencedor do "New Literature Prize" será anunciado no dia 12 de outubro.

Fonte: Correio do Povo

Comentários

Mais Visitadas

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza

Campanha "Eu Te Dedico", lançada pelo Verso, incentiva declaração de amor aos livros