Fundação Raimundo Fagner apresenta a magia das cantigas de roda no mês das crianças

Espetáculo musical faz parte do projeto “Aprendendo com arte” e promete encantar crianças e adultos em Fortaleza e Eusébio
Foto: Johnson Rocha
Durante o mês de outubro, a Fundação Raimundo Fagner resgata as músicas e as brincadeiras da infância do passado através do espetáculo “Cantigas de Roda”. A montagem, que conta com a participação de 90 crianças do projeto “Aprendendo com Arte”, pode ser vista na próxima segunda-feira, 08, na Escola Santa Clara de Assis, no Eusébio, com sessões às 09h e 15h. A entrada é gratuita.
Sob direção cênica de Mariana Eli, o show é uma verdadeira imersão na inocência das brincadeiras infantis nos quintais e nas ruas, provocando uma reflexão sobre como a diversão das crianças passou a desocupar esses espaços. Apresentado por artistas mirins de 7 a 12 anos, o espetáculo faz uma releitura de grandes hits (samba, maracatu, valsa, marcha rancho, rock, entre outros), estimulando o processo de aprendizagem por meio da música e do teatro.
As apresentações seguem durante o mês de outubro. No dia 12, às 16:30, será no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentro da programação do 8º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Depois retorna às escolas no dia 22, às 09h e 15h, na Escola Tia Eli; e no dia 29 às 09h e 15h no Conselho Escolar do Cies Anísio Teixeira.
E não para por aí
Em 2018, o projeto ainda estreia dois espetáculos recitais. No mês de novembro, “Música Barroca” reúne jovens de 13 a 17 anos para apresentar canções do estilo artístico que surgiu na segunda metade do século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado pelo excesso de ornamentos. Em dezembro, o concerto “Noite de Natal” divide cerca de 160 educandos na orquestra em flautas, coral, violão e percussão, que trazem músicas clássicas dessa época do ano.
Sobre a Fundação Raimundo Fagner
Criada em 2000 na cidade de Orós, a fundação atende hoje cerca de 400 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Em 17 anos de experiência, a Fundação vem transformando a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da experiência musical em cursos, oficinas e espetáculos.
O projeto “Aprendendo com Arte” contribui com o aprendizado contínuo ao estimular a criatividade juvenil em diversos ramos artísticos: teatro, artes visuais, literatura, informática, mídias, esporte, capoeira e história da arte.
Programação
08/10 – 09h e 15hs – Escola Santa Clara – R. Francisco Cláudio, 88 – Santa Clara, Eusébio
12/10 – 16:30hs – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Dentro da programação do TIC (Festival Internacional de Teatro infantil do Ceará)
22/10 – 09h e 15hs – Escola Tia Eli – R. Primeiro de Abril, Paupina
29/10 – 09h e 15hs – Conselho Escolar do Cies Anísio Teixeira – R. Guarani, 355 – Messejana

Ficha Técnica
Produção Executiva: Sandra Queiroz, Adriana Silva e Camila Silva
Registro fotográfico e filmagem: Fundação Raimundo Fagner
Texto e direção: Mariana Elâni
Arranjos e Regência: Eduardo Saboya

Serviço
Apresentação do espetáculo “Cantigas de Roda”, da Fundação Raimundo Fagner, com crianças de 7 a 12 anos.
Acesso gratuito
Datas: 08, 12, 22 e 29 de outubro de 2018
Contato: Fundação Raimundo Fagner (85) 32743726 / site: www.frfagner.com.brhttp://www.frfagner.com.br

Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira