Pular para o conteúdo principal

Projeto Educação: professora de literatura explica diferença entre neoclassicismo e romantismo

Por G1 PE e TV Globo
 
Projeto Educação: entenda a diferença de neoclassicismo e o romantismo
Projeto Educação: entenda a diferença de neoclassicismo e o romantismo

O tema do Projeto Educação desta quarta-feira (10) foi literatura. Respondendo à pergunta de uma estudante, a professora de literatura Flávia Suassuna explicou a diferença entre os movimentos literários neoclassicista e romantista, além de suas características.
A dúvida foi enviada por Gabriela Carolina, aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Fraternidade Palmarense, no município de Palmares, na Mata Sul do estado.
“Como diferenciar o classicismo do romantismo?”, questionou a estudante.
A professora explicou que tanto o neoclassicismo, também chamado de arcadismo, quanto o romantismo aconteceram entre a segunda metade do século 18 e o começo do século 19.
Nesse período, a Europa passava pela primeira revolução industrial, o que deixou as cidades muito poluídas, fazendo os movimentos fugirem para a natureza. "Por meio da arte, essas duas escolas fugiram da cidade para a natureza. Uma natureza idealizada", afirmou Flávia.
A aluna Gabriela Carolina enviou uma pergunta sobre literatura para o Projeto Educação — Foto: Reprodução/WhatsApp
 
A aluna Gabriela Carolina enviou uma pergunta sobre literatura para o Projeto Educação — Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo a professora de literatura, no entanto, a natureza árcade [do neoclassicismo] e a natureza do romantismo eram idealizadas de maneiras diferentes.
A árcade tinha características clássicas, como a presença de pastores e ovelhas em ambientes equilibrados. Já na natureza romantica, que aconteceu um pouco mais tarde, no conceito de independência do Brasil, existem elementos do país e tropicais, como araras, índios, jandaias e o mar verde.
“A Natureza é idealizada, mas elas são diferentes. No arcadismo ela é clássica, e no romantismo ela é brasileira”, concluiu a professora de literatura Flávia Suassuna.

Participe

A novidade da 14ª temporada do Projeto Educação é que os estudantes podem mandar perguntas ao time de professores. Os interessados devem enviar um vídeo para o WhatsApp da TV Globo, no número (81) 98181.2222, com a #educacao. É importante que o vídeo seja gravado com o celular deitado, na horizontal, para facilitar a visualização.

Comentários