Pular para o conteúdo principal

Dos cinco brasileiros premiados na Olimpíada de Astronomia, dois são de Fortaleza

Fortaleza foi a única cidade brasileira com dois participantes (FOTO: Divulgação)
A equipe brasileira que disputou a 12ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), em Pequim, na China, conquistou 4 medalhas (uma de prata e três de bronze) e uma menção honrosa. Trata-se do melhor desempenho brasileiro no evento desde 2013.
Dos cinco integrantes da equipe, dois são de Fortaleza: João Gabriel Stefani, medalha de bronze, e Sarah Melo, que recebeu menção honrosa. Bruno Piazza, de Campinas-SP, ganhou a medalha de prata, e Lucas Pinheiro, de Marília-SP, e Juventino Fonseca, do Recife, também ficaram com o bronze.
A Olimpíada aconteceu de 3 a 11 de novembro e reuniu 203 estudantes de 38 países. Foram realizadas provas teóricas, práticas e de análise de dados. A delegação foi acompanhada pelos astrônomos Eugênio Reis e Gustavo Rojas.
Os estudantes foram selecionados dentre os mais de 90 mil participantes da prova de nível IV da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2017, e passaram por três semanas de treinamento intensivo com astrônomos em Vinhedo-SP durante o primeiro semestre de 2018.
A OBA é realizada por astrônomos membros da Sociedade Astronômica Brasileira com apoio do CNPq, da Agência Espacial Brasileira, Avibras, Visiona e Unip. Este ano, a viagem à China só foi possível graças ao edital de apoio ofertado pela Finep.

Tribuna do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …