Pular para o conteúdo principal

A incrível odisseia de uma criança deficiente para ir à escola na Indonésia

Seus pés deformados e pernas curtas não permitem que ele alcance mais do que a altura do quadril de seus colegas de classe.
Mukhlis Abdul Holik, menino indonésio deficiente de oito anos, utiliza as mãos para ir até a escola em Sekarwangi, na província de Java, em 15 de dezembro de 2018
Mukhlis Abdul Holik, menino indonésio deficiente de oito anos, utiliza as mãos para ir até a escola em Sekarwangi, na província de Java, em 15 de dezembro de 2018 (AFP)

Um menino indonésio de oito anos, que sofre uma deficiência física severa, consegue superar todos os obstáculos a cada dia para chegar à escola.
Mukhlis Abdul Holik, que não pode ficar de pé, percorre uma distância de cerca de seis quilômetros até a escola rastejando ou caminhando em suas mãos, que ele protege com sandálias.
Seus pés deformados e pernas curtas não permitem que ele alcance mais do que a altura do quadril de seus colegas de classe.
Apesar de sua deficiência, ele consegue atravessar os mesmos caminhos pedregosos e passar pela mesma ponte de madeira que as outras crianças para chegar ao colégio, no oeste da ilha de Java, acompanhado por sua mãe.
"A estrada é íngreme, mas todo dia ele chega lá", explica Pipin, sua mãe, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome.
"Quando temos dinheiro ele pega um moto-táxi, mas quando temos dificuldades, ele precisa se arrastar. Mas nunca reclama, faça chuva ou faça sol vai à escola", acrescenta.
A façanha do garoto atraiu atenção no país de 260 milhões de habitantes e possibilitou um encontro no início deste mês com o presidente Joko Widodo, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
"Quando nos conhecemos, perguntei a Abdul se ele queria alguma coisa", explicou o presidente em um comunicado. "Pensei que ele iria pedir um presente, mas ele apenas disse que queria ir para a faculdade", acrescentou.
"Quero ser bombeiro, médico ou astronauta", disse a criança à AFP.

AFP

Comentários