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Curso para formação de mediadores de leitura está com inscrições abertas

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Foto: Google
Ele é uma figura nem sempre reconhecida e por vezes confundida com professor ou com contador de histórias. O mediador de leituras, entretanto, tornou-se um agente mais necessário, mais impactante e mais solicitado ao longo dos últimos anos. À revelia da crise do mercado editorial e da extinção de livrarias, há pequenas iniciativas nascendo em bibliotecas comunitárias, escolas públicas e particulares, lojas de bairro e equipamentos culturais.
E é nesses e em outros espaços onde atua o profissional responsável por criar vínculos entre livros e seus potenciais leitores. "O mediador é alguém que convida ao diálogo. É alguém que constrói junto. O mediador não é o que te ensina a ler. É o que te convida a ler em conjunto. É abrindo o diálogo, portanto olhando na cara, que o mediador age", elucida o professor de filosofia e poeta Renato Pessoa - que atua como mediador de leitura em saraus, centros artísticos e colégios públicos. 
"A mediação da leitura não visa o aprendizado da literatura e, sim, despertar o prazer de ler, de forma autônoma, crítica e com liberdade", completa a professora Lídia Eugênia Cavalcante. Ela explica que a mediação de leitura caracteriza-se pelas relações dialógicas entre os sujeitos, o texto mediado e o ato mediador. Sendo um diálogo constituído de múltiplas vozes e narrativas, a mediação tem, por ela mesma, uma natureza dinâmica, flexível e crítica.
E Lídia faz outro alerta: a mediação ocorre dentro e fora da escola, portanto não há como ser confundida com aula. "O professor também pode ser um mediador de leitura, porém essa prática pode ser realizada por diferentes atores como bibliotecários, agentes de leitura, psicólogos ou mesmo representantes de comunidades e instituições que chamem para si esse importante trabalho social e cultural", diz a professora, que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará e vai coordenar o curso "Formação de Mediadores de Leitura", iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e da Universidade Aberta do Nordeste (Uane), que está com inscrições abertas.
Muitos são os artefatos utilizados pelos mediadores de leitura na execução do ofício: a leitura de trechos, o contato tátil com os livros, a interação com os potenciais leitores, o uso de músicas e de filmes, a busca de objetos como fantoches e fotografias. Aline Costa - pedagoga e mediadora de projetos de leitura e do Clube Picnic Literário - explica que para cada faixa etária são utilizados os mecanismos e os dispositivos adequados. Isso porque, diferente do apregoado pelo senso comum, a mediação é eficaz não apenas para grupos de crianças e adolescentes - mas também para adultos e idosos.
"Porque eu acho que a nossa função enquanto mediador de leitura é essa, é provocar esse hábito leitor. Não sei se formar um leitor, acho que é um pouco até arrogante dizer que estamos formando leitores. Mas de instigar o hábito da leitura para que aquela pessoa se transforme em um leitor", aponta Aline.
Muitos conhecimentos se entrelaçam quando o mediador de leituras exerce seu ofício. Da literatura e dos textos ficcionais, ele consegue extrair dados e significados que ampliam a visão que os potenciais leitores têm do mundo ao redor. "No nosso entendimento, todo conhecimento está entrelaçado à leitura, pois o ato de ler está presente em nosso cotidiano, desde as situações mais habituais - como tomar um ônibus observando o seu itinerário, preparar uma receita de bolo ou mesmo lero uma bula de remédio -, às mais complexas, a exemplo das pesquisas científicas, em saúde, terminológicas, leituras filosóficas", explica Lídia Eugênia.
Renato Pessoa, por sua vez, lembra que a literatura é uma das grandes formas de se conhecer um tempo e, portanto, ela ajuda "na busca de compreensão das grandes questões sociais e existenciais que abarcam as vivências do humano em seus diversos contextos históricos". Por isso, ele diz, o mediador de leitura é alguém com capacidade de alargar os horizontes de diálogo com os livros.
Curso Formação de Mediadores de Leitura
Curso gratuito e virtual
Os 12 módulos terão fascículos, audiofascículos, videoaulas, radioaulas, webconferências e tutoria on-line no ambiente virtual de aprendizagem
Fascículos encartados semanalmente no O POVO a partir de 21 de janeiro
Inscrições: ava.fdr.org.br
Temas abordados ao longo do curso: Mediação da Leitura e Formação do Leitor; A Formação de Professores Leitores e Mediadores de Leitura, Os Jovens e a Leitura; Práticas Leitoras; Espaços e Ambiências para Mediação da Leitura e A Leitura em Tempos de Conectividade.
O Povo

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