'Pantera Negra' lidera produções populares em categoria de melhor filme do Oscar

O filme foi a maior bilheteria de 2018 nos Estados Unidos e no Canadá e a segunda maior do mundo.
Cena do filme 'Pantera Negra'.
Cena do filme 'Pantera Negra'. (Copyright Marvel Studios 2018/ Divulgação)

Por Lisa Richwine
O filme “Pantera Negra”, dos Estúdios Marvel, entrou para a história do Oscar nesta terça-feira ao conquistar a primeira indicação de melhor filme para uma produção de super-heróis, à medida que sucessos de bilheteria começam a ocupar espaço na premiação recentemente dominada por títulos considerados mais artísticos.
Outros sucessos de público entre os oito indicados para o principal prêmio da indústria cinematográfica incluem a nova versão do musical “Nasce uma Estrela” e o filme biográfico “Bohemian Rhapsody”.
A inclusão de filmes populares contrasta com os últimos anos, quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deu preferência a dramas independentes com pequenos públicos, deixando de lado sucessos comerciais como “Mulher-Maravilha”.
A Academia tentou solucionar a questão em agosto, propondo a criação de uma nova categoria para filmes populares, mas a ideia foi rapidamente descartada após críticas de que criaria um sistema de dois patamares para filmes populares e produções menos convencionais.
As indicações desta terça-feira mostram que as produções populares invadiram a disputa de melhor filme. O setor reflete “a perfeita interseção entre arte e negócios”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior da empresa de métricas Comscore.
“A Academia está claramente homenageando os sucessos de bilheteria este ano”, disse, “e está reconhecendo suas contribuições para a arte do cinema e, portanto, reconhecendo o nível de talento envolvido”.
Ter filmes amplamente assistidos na disputa pode ajudar a aumentar a audiência da cerimônia do dia 24 de fevereiro transmitida pela ABC, da Walt Disney. No ano passado, o evento atingiu o menor público de sua história, e críticos dizem que uma lista de indicados pouco conhecidos pode ter sido um dos motivos.
“Pantera Negra” foi a maior bilheteria de 2018 nos Estados Unidos e no Canadá e a segunda maior do mundo, arrecadando 1,3 bilhões de dólares. Lançado pela Marvel, da Disney, a produção foi o primeiro filme de super-herói a contar com um elenco majoritariamente negro.
O filme foi elogiado por levar o orgulho e a beleza africana às telas. A produção recebeu sete indicações no total.
Adversários incluem o filme da 21st Century Fox “Bohemian Rhapsody”, sobre o falecido vocalista da banda Queen, Freddie Mercury, que arrecadou 798 milhões de dólares na bilheteria global e “Nasce uma Estrela”, da Warner Bros, com bilheteria de 409 milhões de dólares.

Reuters

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira