Pular para o conteúdo principal

TUDO SOB CONTROLE

Ano novo. Vida nova.
Para alguns.
Ataques a ônibus, delegacias de polícia, viadutos, agências bancárias, fotossensores, postos de gasolina. Pessoas feridas. Medo. Torpor.

Assim tem sido o Estado do Ceará sob o jugo de facções criminosas, cuja existência é negada pelas autoridades. 
Se compreendemos que algo não existe, não há porque combater. Se entendemos que um problema não existe, não há porque adotar qualquer medida no sentido de resolvê-lo. 
Pelo jeito, a despeito da ocorrência de idêntica situação em ocasiões anteriores, o Estado do Ceará continua negando a existência de facções criminosas. Imaginemos então se essas facções realmente existissem. O estrago seria bem maior.
A imagem pode conter: fogo e texto
Entra ano e sai ano, a ladainha é sempre a mesma: não existem facções criminosas no Ceará; serão instaladores bloqueadores de celulares dos presídios; os líderes das facções (que não existem) serão transferidos de presídios; os estabelecimentos penitenciários não serão divididos por facções (que não existem)...
“(...) reforcei minha determinação de continuar agindo com todo o rigor e dentro da lei para coibir as ações criminosas e estabelecer o total controle das unidades prisionais, conforme todo o planejamento que já vem sendo feito no Ceará (...)” declarou o Governador em suas redes sociais. 
E em uma entrevista, o Governador asseverou que: o Ceará tem todas as informações dos homicídios, se não tivesse o controle da situação, nem você (o repórter) estaria nem andando pelas ruas; o Ceará tem o total o controle das informações sobre os homicídios que ocorrem, por área, por hora, por região, por bairro...
Conforme se infere das declarações acima referidas, ao mesmo tempo em que há o total controle dos presídios pelo Estado, há o controle total da situação.
Criada a Secretaria de Administração Penitenciária no Ceará, o titular da pasta determinou fosse feita uma varredura em busca de celulares nas celas dos presídios, bem como pretende isolar as lideranças das facções (que não existem).
Novamente é feita a solicitação de reforço por parte de agentes da Força de Segurança Nacional e Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária.
Talvez nunca seja demais lembrar que crime organizado se combate com inteligência; com informação e contrainformação; com silêncio nas ações, sob pena de dar farta “munição” aos criminosos. 
Talvez seja chegada a hora de se falar menos e agir mais.
Mesmo que tudo esteja sob total controle.



Grecianny Carvalho Cordeiro
Promotora de Justiça

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…