Pular para o conteúdo principal

LIÇÕES DA HISTÓRIA

A História possui ciclos, mas jamais caminha em círculos. Segue sempre adiante, com avanços, com recuos, progressos e retrocessos. A exemplo da vida. 
A grande beleza da História são as lições que dela podemos extrair, dos fatos, dos heróis e dos vilões, mesmo daqueles cujos nomes jamais serão inscritos nos livros e que, ainda assim, fizeram história. 
Anne Franke. A menina judia que ficou escondida com a família no sótão do imóvel onde funcionava a empresa de seu pai, em Amsterdam, quando da invasão nazista na Holanda, sempre nos emociona e deve servir de exemplo para todos nós. 
A história de Miep Gies, a mulher que ajudou a esconder Anne Franke e sua família, se arriscando para protegê-los, também não deve ser esquecida.
Anne Franke era uma menina como outra qualquer. Desejava ir à escola, brincar com os amigos, se divertir, passear... Mas isso não foi possível. Teve que ficar confinada por anos em um sótão para tentar livrar-se dos campos de concentração nazistas. 
Ainda assim, Anne Franke encontrou uma forma de compensar suas frustrações, seus medos,seus anseios: escreveu um diário que, até hoje, faz enorme sucesso, nos lembrando dos terríveis anos da Segunda Guerra Mundial. 
Em seu diário, Anne Franke diz em uma das passagens, fixada na parede do museu erigido em sua homenagem: “Quando eu escrevo, posso livrar-me dos tantos cuidados. Minhas preocupações desaparecem, meu espírito reaviva!”
 O horror nazista, as perseguições aos judeus, os campos de concentração, com a finalidade de exterminar os “indesejados”, a pretexto de deixar somente os “puros de sangue”, são registros que devem sempre ser lembrados, para que a História jamais se repita.
Anne Franke, essa menina que tão cedo perdeu a vida em Auschwitz, nos ensina justamente isso: a dor causada por perseguições inexplicaveis, provocadas pela maldade humana, jamais permitiu que a esperança morresse.
Miep Gies, que arriscou sua vida para proteger e abrigar a família judia de Anne Franke, mesmo sabendo que isso poderia custar-lhe muito caro, não a impediu de fazer o que considerava justo e correto.
Que a História possa sempre nos ensinar, para isso, precisamos estar plenos e abertos para aprender. 

-Grecianny Carvalho Cordeiro
Promotora de Justiça

Comentários