Pular para o conteúdo principal

A novidade da salvação

Padre Geovane Saraiva*

Pe. Geovane Saraiva
O discurso sobre a caridade, no capítulo 6 do Evangelho de São Lucas, nos indica uma aplicação concreta, sem a qual torna-se impossível ser luz para os nossos semelhantes, se não for perceptível, em todos, o sentido da verdadeira luz que não se estingue. O seguidor de Jesus de Nazaré, ao experimentar o dom da graça de Deus, na claridade da luz de Deus, de tal modo, se convence dos ensinamentos divinos, ao responder com docilidade, dizendo não à sua própria perspicácia, na luz Espírito Santo, com a consciência de que, pela árvore é que se conhecem seus frutos. Assim sendo, “o homem bom, do bom tesouro de seu coração, tira coisas boas” (Lc 6, 45).

Como seria maravilhoso, nunca acontecer ao fiel seguidor de Cristo Jesus, cobrar aos seus semelhantes o que não se pratica,  ou até querer corrigir seu irmão naquilo que é intolerável para si mesmo. A vontade Deus é que as pessoas se afastam da hipocrisia, de combater o veneno do outro, e não o seu próprio veneno, quando na sua cega intolerância e intransigência busca tolerância e transigência para si. Que os cristãos, tocados pelo dom da graça divina, queiram acolher o critério, o de se distinguirem, iluminados pela luz das Letras Sagradas, naquilo que se traduz em obras: “Cada árvore se conhece pelos seus frutos”.

Eis um caminho sempre atual, a partir do anúncio vigoroso e revolucionário do Evangelho, o da novidade da salvação, dádiva do céu para a humanidade, em Jesus Nosso Senhor, encarnado na História dos seres humanos, crucificado e ressuscitado. No mistério inaudito do Deus que andou de lugar em lugar, fez o bem a todos (cf. At 10, 38), ao propor e indicar-nos o resgate da energia da vida interior, no seguimento dos passos de seu Filho, que em  Jesus de Nazaré, é um bom e grande coração!

Fazei-nos, ó Deus de bondade, que nossa vida seja digna da vossa bondade infinita. Que vigilantes e ardendo de zelo, na convicção da vossa luz, possamos experimentar, já no aqui e agora da nossa realidade contraditória, a vossa luz verdadeira. Assim seja!

*Pároco de Santo Afonso, Jornalista, Blogueiro, Escritor e Colunista, integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

Comentários