Pular para o conteúdo principal

Cearenses criam startup que aluga livros de terceiros a partir de 50 centavos a diária

Por William Barros

Os estudantes Daislan Vieira, Juan Carlos e Saulo Joab são os responsáveis pela AlluGo!, uma startup que viabiliza aluguel de livros. Os criadores são alunos do bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O serviço ainda está restrito à cidade do Crato, onde fica localizado o campus em que os desenvolvedores estudam.
Na plataforma, o usuário tanto pode alugar obras literárias quanto cadastrar exemplares para serem emprestados. Durante todo o procedimento, as informações são colhidas em formulários da plataforma Google Forms. Em poucas semanas, o projeto já ultrapassou a marca de 160 livros cadastrados.
Quem utiliza o serviço também não precisa se preocupar com a entrega. De bicicleta, a própria equipe do projeto se encarrega de buscar e deixar os livros nos endereços solicitados. Um outro diferencial da plataforma é o baixo custo do aluguel. Os valores variam entre 50 centavos e 2 reais por dia de leitura.
Os criadores já planejam a expansão do projeto. Eles pretendem levar a plataforma para cidades como Juazeiro do Norte e Barbalha; depois, para outros estados ou cidades maiores. Além disso, a equipe também já trabalha no desenvolvimento de um aplicativo para o serviço.
“A gente acredita que, se promover a questão da leitura, trazendo livros para as pessoas de uma forma mais barata, vai contribuir muito para o desenvolvimento tanto na região quanto da nossa sociedade em geral”, afirma o universitário Saulo Joab.

Tribuna do Ceará

Comentários