Pular para o conteúdo principal

Plataforma online oferece curso com produtor premiado em Festival de Cannes

Está no ar o curso “Produção Criativa para Cinema”, com Rodrigo Teixeira, produtor do vencedor A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, do cearense Karim Aïnouz, escolhido melhor filme da seção paralela “Um Certo Olhar, no Festival de Cannes. O intuito do curso online, proposto pela plataforma Navega, é formar e qualificar profissionais e estudantes do audiovisual, trazendo nomes consagrados da indústria do setor no Brasil.
O curso aborda temas como a importância do repertório para a carreira do produtor, como selecionar histórias com potencial cinematográfico, atuação do profissional desde o roteiro até o lançamento da obra, além de dicas para criar, desenvolver e manter relações duradouras com diretores, criadores e demais talentos da cadeia do audiovisual.
Voltado a produtores, distribuidores, diretores, roteiristas e demais profissionais da indústria audiovisual, incluindo estudantes e amantes da sétima arte, o curso tem aproximadamente quatro horas de conteúdo exclusivo, dividido em 34 videoaulas. Complementando a experiência, a Navega oferece material pedagógico para acompanhamento das aulas e certificado de conclusão do curso, que também é oferecido para a região nordeste.
“Produções fora do eixo Rio-São Paulo, como Pernambuco, Minas Gerais, Porto Alegre, Ceará e Bahia, vivem ótimos momentos. São polos reconhecidos em crescimento constante de arranjos produtivos, a democratização, política pública e o barateamento da tecnologia, além da criação de espaços formativos em linguagem e roteiro, vêm formando uma nova cara do audiovisual brasileiro. Essa diversidade favorece novos pontos de vista locais, eleva a criatividade e contribui para a vitalidade cultural do País. Foi com o intuito de apoiar este fortalecimento do cinema regional que criamos mais essa possibilidade de formação com os cursos online da Navega”, destaca Rodrigo Teixeira.
No conteúdo do curso online, Rodrigo Teixeira também explora as correlações entre literatura e a compra de direitos de obras literárias que foram adaptadas para o cinema, o ajudando a tornar-se um dos nomes mais proeminentes e respeitados da indústria cinematográfica, com relevante atuação nos disputados mercados norte-americano e europeu.
“Trocar experiências e mostrar um pouco da minha trajetória é algo que me dá um imenso prazer, e fazer isso através da Navega torna tudo muito mais prático e profissional. Acho que, com isso, podemos contribuir para a qualificação profissional e a formação artística de produtores, roteiristas e documentaristas da indústria audiovisual brasileira, passando um pouco do conhecimento necessário para que as pessoas interessadas possam entrar no nosso mercado”, pontua
Rodrigo Teixeira – Rodrigo Teixeira é fundador da RT Features (https://rtfeatures.com.br/) e um dos mais proeminentes produtores brasileiros da atualidade. No Brasil, esteve à frente de longas-metragens como “O Cheiro do Ralo”, “Tim Maia”, “Alemão”, “Heleno”, “Abismo Prateado” e “O Animal Cordial”. No mercado internacional, Teixeira produziu filmes premiados como “Me Chame Pelo Seu Nome”, “Frances Há”, “Love” e “A Bruxa”. Desde 2016, é integrante da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com a produção de “Me Chame Pelo Seu Nome” foi indicado ao Globo de Ouro e disputou quatro estatuetas no Oscar 2018, tendo arrebatado a de Melhor Roteiro Adaptado.
Em 2018, o produtor emplacou três filmes indicados ao Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema independente americano. Além de “Me Chame Pelo Seu Nome”, foram indicados “Patti Cake$” e “Ciaganos da Ciambra”, exibido no Festival de Cannes em 2017, foi o primeiro filme produzido pela parceria de Teixeira com o diretor Martin Scorsese por meio da Sikelia Productions, selo que financia filmes de cineastas emergentes em todo o mundo. A bem sucedida dupla também esteve recentemente na Croisette com “Port Authority”, de Danielle Lessovitz. Ainda para este ano Rodrigo finaliza o thriller de ficção científica “Ad Astra”, de James Gray, com Brad Pitt e Tommy Lee Jones no elenco.
Serviço
Mestre: Rodrigo Teixeira.
Informações: www.navega.art.br
Investimento: R$ 590,00 (é possível parcelar o valor em até 10 vezes).

Tribuna do Ceará

Comentários