Pular para o conteúdo principal

Carta do século 3 oferece uma visão da vida cristã primitiva

Mesmo uma carta tão breve pode nos ensinar muito sobre o mundo antigo

PAPYRUS
Um exame minucioso de uma carta de 1.700 anos está fazendo com que especialistas questionem a noção de que os primeiros cristãos eram reclusos excêntricos com pouco lugar na sociedade. A carta, datada de cerca de 230 dC, é o mais antigo documento cristão descoberto, depois dos livros da Bíblia.
A carta foi escrita por um homem chamado Arrianus a seu “irmão Paulus”, embora não se saiba se eram irmãos de sangue ou espiritualidade. Especialistas acham provável que “Paulus” seja uma dedicatória ao apóstolo Paulo.
O conteúdo da carta parece ser pouco mais que uma saudação e uma espécie de lista. No entanto, transmite um breve vislumbre da vida cotidiana do mundo dos inícios do cristianismo.
Caleb Parke, da Fox News, conversou com Sabine Huebner, professora de história antiga na Universidade de Basel, na Suíça, onde a carta foi preservada em um arquivo nos últimos 100 anos. Huebner descreve alguns dos importantes fatores sociais que a carta revela:
A carta contém indicações de que, no início do terceiro século, os cristãos viviam nas cidades periféricas do Egito, onde ocupavam posições de liderança política e não diferiam de seu ambiente pagão em suas vidas cotidianas.
Huebner sugere que o uso de uma frase abreviada sobre “saudar e despedir-se no Senhor” era um distintivo cristão.
É uma fórmula exclusivamente cristã com a qual estamos familiarizados nos manuscritos do Novo Testamento.
Huebner também observa que o nome “Paulus” era extremamente raro nessa época e indica que era uma prática cristã dar esse nome às crianças a partir do século III.
Fox News fornece a transcrição completa da carta antiga:
“Saudações, meu senhor, meu incomparável irmão Paulus. Eu, Arrianus, te saúdo, rezando para que tudo seja o melhor possível em sua vida.
“Menibios está indo a ti, então achei necessário saudá-lo tão bem quanto nosso senhor pai. Eu o recordo sobre o gymnasiarchy, para que não fiquemos incomodados aqui. Heracleides seria incapaz de cuidar disso: ele foi nomeado para o conselho da cidade. Encontre assim uma oportunidade de comprar as duas [-] arouras.
“Mas me envie também o molho de fígado de peixe, o que você achar que é bom. Nossa senhora mãe está bem e saúda você, bem como as esposas e filhos mais doces de nossos irmãos e todo o nosso povo. Saudai nossos irmãos [-] genes e Xydes. Todo nosso povo te saúda.
“Eu rezo por você, despedindo-me no Senhor.”
[o gymnasiarchy era a liderança do ginásio, que no Egito governado pelos gregos era o centro do treinamento esportivo e do comércio local; uma aroura era uma unidade de terra]
Aleteia

Comentários