Pular para o conteúdo principal

Com homenagem a Euclides da Cunha, Flip promete tom mais político

Um dos eventos mais aguardados pelos amantes da literatura, a Flip acontece entre os dias 10 e 14 desse mês, em Paraty, no litoral Sul do Rio. Em sua 17ª edição, a festa terá vinte e uma mesas literárias e fará uma homenagem ao autor de "Os sertões".

Flip (Crédito: divulgação)
Flip
Crédito: divulgação
"A singularidade da Flip é o fato dela ser a construção de uma experiência que acontece nas ruas, nas praças, nos espaços públicos de uma cidade. Integrando linguagens como, por exemplo, o desenho urbano, a arquitetura cênica, o design, literatura, o cinema, o jornalismo, as artes plásticas."

No próximo dia 10 acontece um dos eventos mais esperados pelos amantes da literatura: a Festa Literária Internacional de Paraty. Em sua décima sétima edição, a Flip vai ocupar os espaços públicos do litoral Sul do Rio de Janeiro com um time de trinta e três escritores, entre eles dezessete mulheres, de dez nacionalidades. Esse ano, a festa vai homenagear Euclides da Cunha, autor do clássico "Os Sertões". 

Entre as atividades estão oficinas, apresentações artísticas, exposições e as famosas mesas literárias - que esse ano serão vinte e uma, com nomes que fazem referência a pontos geográficos e elementos de Os Sertões. A curadora da festa, Fernanda Diamant, explicou que a novidade desta edição são os formatos e as dinâmicas diferentes das mesas: 

"Uma mudança no tempo das mesas, a gente reduziu uma parte das mesas. Uma parte vai seguir com o tempo de 1h15 e outra parte a gente reduziu pra 45 minutos. Havia um sentimento que de precisava fazer ajustes e pensando também nessa atualização... porque hoje em dia você tem o TED, as redes sociais, essa coisa mais curta ganha... e com isso você tem a possibilidade de fazer conferências e outros formatos performáticos em um formato menor."

Esse ano, a escolha do autor homenageado promete dar um tom mais político às discussões. Pro professor do Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia-Davis, Leopoldo Bernucci, que estuda a vida e a obra de Euclides da Cunha, mesmo 110 anos depois da morte do escritor, os temas abordados nas obras dele ainda estão presentes.

"O Euclides produziu uma obra que é bastante atual. ele começa escrevendo as primeiras crônicas e já tinha muito a ver com liberdade de expressão, hoje em dia falaríamos de direitos humanos. Então começando por aí, vemos que eles fazia denúncias sobre autoritarismo e regimes ditatoriais. Por outro lado, podemos ver sua consciência ecológica. Já em Os Sertões vemos o problema do desmatamento, das árvores que estão indo embora e dos desertos."

A festa foi orçada em cinco milhões e 400 mil reais mas, dois meses antes, a organização tinha conseguido um pouco mais de quatro milhões e meio. O diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, não disse o quanto, ao todo, foi arrecadado. Mas afirmou que novas atrações estão garantidas, como a Flip Slam, uma competição de poesia com poetas internacionais.

"A gente conseguiu alguns recursos a mais, mas não muita coisa. Conseguimos viabilizar o Terra Nova, o projeto de artes visuais que vai acontecer na Flip, conseguimos captar recursos pra realizar o espetáculo de abertura e conseguimos também uma parceria para a realização do Slam."

A festa também é muito esperada pela rede hoteleira, que vê suas ocupações atingirem cem por cento. O presidente do Sindicato de Hotéis do estado do Rio, Alfredo Lopes, disse que, por causa da falta de quartos em Paraty, o público está procurando hospedagem em cidades próximas.

"A cidade tá praticamente lotada, inclusive com reflexos em Angra dos Reis e cidades próximas de Paraty. Paraty tem 2.700 quartos, todos estão com ocupação de, praticamente, 100%. A Flip é um evento de calendário e nós já contamos com esse incremento da ocupação. Inclusive os hóteis, pousadas e restaurantes já se preparam com cardápios especiais e todo tipo de entretenimento, inclusive passeios, pra atender o público da Flip.

A expectativa pra esse ano é superar o público de vinte e seis mil pessoas da festa de 2018. A Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 10 e 14 de julho, e o o único espaço com cobrança pra entrada é o Auditório da Matriz, onde ocorrem as mesas literárias. Os ingressos custam 55 reais.

Fonte: CBN

Comentários