Pular para o conteúdo principal

Ecio Salles, criador da Festa Literária das Periferias, morre aos 50 anos

Produtor cultural, segundo nota de unidade de saúde, morreu em decorrência de um câncer. Ele estava internado no hospital Vitória da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.


Por G1 Rio

O fundador da Festa Literária das Periferias (Flup), Écio Salles, morreu nesta segunda-feira (23) aos 50 anos. A informação foi confirmada pelo hospital Vitória, na Barra de Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde ele estava internado.
Segundo o hospital, Salles morreu em decorrência de um câncer.
Nos anos 2000, Salles ficou famoso ao criar o selo Tramas Urbanas, pelo qual lançou os livros “Poesia Revoltada” e “História e Memória de Vigário Geral”. Ele também foi secretário de Cultura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, entre 2009 e 2010, nas gestões de Lindberg Farias e Sheila Gama.
Em 2012, criou, juntamente com o jornalista Julio Ludemir, a Festa Literária das UPPs, que promovia oficinas literárias, debates, saraus e outros eventos culturais nas comunidades do Rio. A festa, depois de um tempo, passou a ser chamada Festa Literária das Periferias (Flup).
O evento é um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade, e terá em 2019 sua sétima edição.
 
Flup reuniu mais de 500 autores nacionais e internacionais entre 2012 e 2018 — Foto: Divulgação
Flup reuniu mais de 500 autores nacionais e internacionais entre 2012 e 2018 — Foto: Divulgação

Cultura carioca de luto

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura lamentou a morte.
"Um dos criadores da Festa Literária das Periferias (Flup), o poeta e produtor cultural Ecio Salles ajudou a dar visibilidade à efervescência sociocultural das favelas do Rio. Seu esforço pela democratização da cultura colocou a periferia no centro do debate sobre a literatura, deixando um legado de luta e resistência. A Cultura carioca está de luto. A Secretaria Municipal de Cultura se solidariza com a família.

Comentários