Pular para o conteúdo principal

Letras&Livros reúne debates, lançamento de livros e outras ações no Espaço O POVO

Literatura, mulher e filosofia. A partir destes três nortes, o Espaço O POVO de Cultura & Arte irá receber nesta sexta-feira, 5, o projeto Letras&Livros. O evento, com a entrada gratuita e início a partir das 18 horas, terá como convidadas as escritoras Nina Rizzi e Tércia Montenegro, com a mediação da jornalista e organizadora do Blog Leituras da Bel, do O POVO, Isabel Costa. A programação, no entanto, inclui ainda feirinha, lançamento de livros, sarau, debate entre autores e clubes de leitura.
"A primeira ação será o lançamento do livro O Olho de Lilith - uma coletânea de poesia publicada pelo Selo Ferina e composta apenas por autoras cearenses. A segunda será o lançamento oficial do podcast Antologia, que é um dos braços do Letras&Livros. Nossa literatura é muito rica. A todo momento são lançados livros e projetos. Portanto, o evento chega como um agregador de toda essa movimentação", adianta Isabel, que ainda detalha o debate entre as duas convidadas.
"Será sobre as obras delas, suas produções, seus processos literários. Mas vamos perpassar outros temas também. Inclusive, sobre como a literatura e a filosofia impactam nas redes de ensino. Nina Rizzi trabalha em uma grande escola da Capital; Tércia Montenegro é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). São escritoras, professoras e disseminadoras da cultura. São nomes fortes e que conseguem ligar vários processos produtivos", reforça a jornalista, também idealizadora do projeto, que estreou em meados do ano passado.
"O projeto foi escrito por mim, considerando a grande capilaridade da literatura existente no Ceará. Leitores, escritores, críticos e pensadores das artes literárias ainda são carentes de espaços onde possam dialogar sobre o fazer literário. E assim nasceu o Letras&Livros, em 12 de junho de 2018. De lá para cá, o mercado literário se fortaleceu, o Ceará ganhou um Prêmio Jabuti, muitos livros foram lançados e temos visto mais e mais iniciativas interessantes na área", ressalta.
"Iniciamos o Letras&Livros com a proposta de ser um novo espaço para discutir literatura e fomentar o encontro entre autores já consolidados e uma nova geração de escritores. Em 2019, como parte das comemorações dos 30 anos do Vida&Arte, o projeto amplia-se em múltiplos suportes, do evento propriamente dito à publicação de um livro com o selo do projeto, de um podcast a um programa de TV. Cada plataforma, em especial, convida o público a experienciar a literatura - e a parceria com o jornalismo - de uma forma única", contextualiza Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação do O POVO.
Cinthia Medeiros, editora-chefe do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO, destaca o protagonismo do Vida&Arte. "Sempre tivemos o espírito vanguardista no que diz respeito a formatos e plataformas, incluindo a ocupação da própria Cidade, através de eventos que levam a nossa marca. O Letras&Livros chega agora para ampliar nossas frentes de atuação, mirando no segmento da literatura, que, assim como nós, também tem apostado em múltiplas formas de difusão. Esse projeto é uma parte muito importante das comemorações dos 30 anos do V&A", ratifica.
"A literatura nunca esteve apenas nos meios impressos. Acredito que os muros, as fanzines, os bancos de praça e muitos outros espaços se constituem como suportes para a literatura. Dessa forma, o Letras&Livros se propõe a multiplicar textos de escritores cearenses nesses diversos espaços. São muitas iniciativas, todas encontrando espaço dentro do mesmo projeto", conclui Isabel.
 
Clique na imagem para abrir a galeria

Letras&Livros

Quando: amanhã, 5 de julho, a partir das 18 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (av. Aguanambi, 282 / sede do jornal O POVO - bairro José Bonifácio)
Entrada gratuita
TERESA MONTEIRO
fonte: o povo

Comentários