Pular para o conteúdo principal

Livro com colaboração cearense traz receitas com ingredientes de espécies nativas do Brasil

Araçá, bacuri, cajá, cajuí, jabuticaba, jenipapo, mangaba, murici, pequi, pitanga, umbu e umbu-cajá foram destacados entre os ingredientes

O livro está disponível para download no site do Ministério do Meio Ambiente (FOTO: Divulgação)
A Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (Biodiversity for Food and Nutrition – BFN), são colaboradores do livro Biodiversidade Brasileira: sabores e aromas.
A obra é a primeira que divulga receitas criadas integralmente com ingredientes de espécies nativas da biodiversidade brasileira, e está disponível para download, no site do Ministério do Meio Ambiente, de forma gratuita. Pesquisadores da UFC, Uece e Embrapa são autores do capítulo 4, que aborda a região Nordeste.
Professores e alunos do Curso de Gastronomia da UFC, em parceria com pesquisadores do Curso de Nutrição da Uece, e da Embrapa, estudaram os ingredientes da região Nordeste entre os anos de 2015 e 2018 e identificaram 221espécies, em 29 famílias botânicas, com importância econômica atual ou potencial.
Dentre elas, foram destacadas como “de altíssima prioridade”: araçá, bacuri, cajá, cajuí, jabuticaba, jenipapo, mangaba, murici, pequi, pitanga, umbu e o umbu-cajá.
Em cada região do país, o livro apresenta receitas nas categorias entrada, prato principal, guarnição, sobremesa, bebida e lanche. Entre as receitas dedicadas ao Nordeste, estão Bolinho de tilápia com molho de umbu-cajá(entrada), Risotto de pequi com carne de sol (prato principal) e Creme brûlée de mangaba (sobremesa).
O livro resultante do projeto BFN conta com 335 receitas no total, criadas ou revisitadas por chefs, gastrônomos, cozinheiros e nutricionistas de todo o Brasil. 64 espécies alimentícias brasileiras foram selecionadas para o preparo das receitas, sendo 55 frutíferas/castanhas e nove hortaliças.
A publicação é uma das primeiras na área gastronômica em esfera mundial, voltada, exclusivamente, para receitas feitas com ingredientes de espécies nativas.
Assinam o capítulo relativo à região Nordeste, os professores da UFC Adriana Camurça Pontes Siqueira, Eveline de Alencar Costa, José Arimatea Barros Bezerra, Paulo Henrique Machado de Sousa, Rafael Queiroz Gurgel do Amaral e Robson Nascimento da Mota. Contribuíram também para o texto as docentes Aline Caetano Freire e Derlange Belizário Diniz, da Uece, e o pesquisador Ricardo Elesbão Alves, da Embrapa Alimentos e Territórios, de Maceió (AL).
Sobre o projeto BFN
O projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (Biodiversity for Food and Nutrition – BFN) é uma iniciativa internacional do Global Environment Facility (GEF), da Bioversity International e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Tem como objetivo promover a utilização de espécies nativas com alto valor nutricional desconhecidas ou pouco utilizadas na dieta cotidiana brasileira. Também fazem parte da ação internacional Quênia, Sri Lanka e Turquia.
Tribuna do Ceará

Comentários