Pular para o conteúdo principal

Oscar: Aumenta a participação de mulheres e negros

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem atualmente 8.946 membros ativos.
Lady Gaga foi indicada pela canção
Lady Gaga foi indicada pela canção "Shallow", para "Nasce Uma Estrela". (AFP/Arquivos)

Comprometida em aumentar a representatividade e diversidade de seus membros, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou ontem, 1º de julho, que está integrando mais 842 associados de 59 países. A maioria é de mulheres, 50%, seguidas pelos afrodescendentes, 29%.

Orgulhosamente, a Academia anuncia que as mulheres, que em 2015 somavam 25% de seus integrantes, agora chegam a 32%. A representação dos negros duplicou - 8% em 2015, são 16% em 2019, com a nova leva de associados.

O Brasil conta com mais seis representantes, entre artistas e técnicos, na Academia. Os produtores Luiz Carlos e Lucy Barreto, cujos filhos Fábio e Bruno já foram indicados para o Oscar, por filmes que eles produziram, O Quatrilho e O Que É Isso, Companheiro?; a diretora Laís Bodanzky, de obras consagradas como Bicho de Sete Cabeças e Como Nossos Pais; a montadora Jordana Berg, dos filmes de Eduardo Coutinho e Democracia em Vertigem, de Petra Costa, disponível na Netflix; a diretora de arte Vera Hamburger, que tem no currículo a colaboração com Hector Babenco, Cacá Diegues, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé, Sérgio Rezende e Walter Lima Jr.; e o guitarrista e compositor Heitor Teixeira Pereira, de Meu Malvado Favorito.

Lady Gaga
A mexicana Marina de Tavira, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo aclamado Roma, entra junto com outros atores compatriotas como Yareli Arizmendi, Bruno Bichir, Héctor Bonilla e Dolores Heredia.
Também se destacam na categoria atuação a espanhola Irene Escolar, ganhadora do "Goya" de melhor atriz revelação em 2016 por Um outono sem Berlim, e o argentino Juan Diego Botto.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem atualmente 8.946 membros ativos, dos quais 8.733 podem votar para o Oscar.
No ano passado fez um número recorde de 928 convites, mas esta é a primeira vez que as mulheres representam a metade dos convites. Dez dos 17 ramos da Academia convidaram em 2019 mais mulheres que homens.
Lady Gaga, vencedora do Oscar pela canção Shallow para Nasce uma estrela, pelo qual também foi indicada, recebeu convites nas categorias de música e atuação da Academia. Terá que escolher uma delas.
As atrizes Claire Foy e Elisabeth Moss também foram convidadas, assim como a cantora britânica Adele, vencedora do Oscar pela canção de Skyfall.
Os atores negros Sterling K. Brown, Winston Duke e Adewale Akinnuoye-Agbaje estão entre os convidados, assim como o diretor de Podres de ricos, Jon Chu.
O novo Homem-Aranha, Tom Holland, também recebeu seu convite.

AFP

Comentários