Padre Geovane Saraiva*
Deus é o maior aliado da criatura humana, que é sua imagem e semelhança. O Senhor, por muitas vezes e em variadas circunstâncias, se manifestou ao mundo, no amor inefável do Filho, Jesus de Nazaré, amor esse restaurador e dadivosamente oferecido às pessoas de boa vontade, mas de um modo todo especial, naquela contundente palavra da última ceia: “Como o Pai me amou, assim eu vos amei; permanecei no meu amor” (Jo 15, 9). Disse também com toda a força: “O amor com que me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles” (Jo 17, 26), revelando-nos todo um percurso do amor divino, no do Pai unido ao Filho e no do Filho unido à pérola preciosa da criação: mulheres e homens.
Na mesma inspiração do Apóstolo Paulo, a de buscar as coisas do alto, que cresça a consciência nos vocacionados, de que o chamado é dom de Deus, que quer uma resposta pessoal, quando Ele espera um “sim”. Foi assim que Deus chamou Abraão, a ponto de submetê-lo à prova, do qual obteve a resposta: “Aqui estou” (cf. Gn 22, 1). A exuberante fé do Pai Abraão a vemos na resposta de Dom Helder Câmara, pelo dom da entrega de sua vida, no pensamento por demais válido aos que são chamados: “É graça divina começar bem, graça maior é persistir na caminhada, mas graça das graças é não desistir nunca”.
Numa súplica fervorosa pelo dom dos que procuram responder ao chamado do nosso bom Deus, que eles fixem na mente e no coração a terna e afável imagem de Jesus de Nazaré, o Bom Pastor. Pensemos, de uma vez por todas, naquilo que extasia e realiza o ser humano: o amor. Que as marcas da fé e da esperança, sentimentos que sensibilizam a alma engrandecida, sejam a generosa resposta. Só mesmo na busca do supremo amor, do absoluto de Deus, confortados pelas palavras do Apóstolo Paulo, é que compreendemos um Deus infinitamente bom e amigo: “Louvor a vós, Deus de misericórdia, pela grande caridade com que nos amastes” (Ef 2, 4). Assim seja!
*Pároco de Santo Afonso, Blogueiro, Escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza
Comentários
Postar um comentário