Pular para o conteúdo principal

Confira dicas de como estimular o hábito de leitura para crianças

Especialistas dão sugestões úteis aos pais para atrair os pequenos e incentivá-los a gostar dos livros

Á disposição dos amantes da literatura, a Barca dos Livros é uma das duas bibliotecas comunitárias de Florianópolis
Á disposição dos amantes da literatura, a Barca dos Livros é uma das duas bibliotecas comunitárias de Florianópolis
(Foto:)
O hábito da leitura precisa ser incentivado desde cedo. Para ajudar, a especialista Ana Claudia Perpétuo de Oliveira e Tânia Piacentini, idealizadora da Barca dos Livros, de Florianópolis, dão algumas sugestões do que os pais podem fazer para ajudar as crianças a criarem o gosto pelos livros.
Em Florianópolis, há duas bibliotecas comunitárias à disposição do público: a Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, e a Biblioteca Livre do Campeche, a Bilica. São duas opções para colocar em prática ou aperfeiçoar a leitura.

Para Ana Claudia, existe uma pressão hoje em dia, quase uma violência estrutural, em acreditarmos que a pessoa que tem o hábito da leitura está, de alguma forma, em uma posição superior, que é um melhor cidadão. A primeira sugestão é quebrar este conceito e valorizar todas as formas de leitura. Por segundo, em casa, os pais devem ter o costume de ler se querem inspirar os filhos. De nada vai adiantar se a lição de moral não fizer sentido.
Ana Claudia aconselha os pais a não obrigarem os filhos a ler. O gosto pela leitura não se torna natural, e pode criar até uma aversão aos livros. Mais uma vez, a dica é dar o exemplo: ao começar a ler um livro, pergunte para a criança: "Eu vou ler um livro. Você não?", sugere a especialista. É importante ainda identificar o que a criança gosta, para sugerir leituras sobre estes assuntos. Por exemplo, seu filho gosta de dinossauros? Compre ou alugue livrinhos sobre o tema. A criança precisa se identificar com o que ela está lendo para se interessar e focar na leitura.
Para Ana Claudia, os pais também precisam de um olhar sensível sobre os livros e ver qual deles trazem, de fato, alguma informação nova, alguma inspiração para a criança. Leitura traz conhecimento, mas nem tudo traz sabedoria. Além disso, mostre os livros como fonte de informação.
Quando uma criança nos pergunta alto, costumamos responder e explicar determinado assunto já em seguida, na lata. Tente evitar isso. Fale que você também não sabe e que, juntos, eles podem procurar o significado da dúvida no dicionário, por exemplo", avalia Ana Claudia.
Outra dica é contar histórias. Não só estimule a criança a ler sozinha, mas antes disso, tenha o costume de ler historinhas aos pequenos. E encare o livro como objeto coletivo, destaca ainda Tânia Piacentini.
Tânia Piacentini, da Barca dos Livros, dá dicas de como incentivar a leitura entre crianças
Tânia Piacentini, da Barca dos Livros, dá dicas de como incentivar a leitura entre crianças
(Foto: )
Às bibliotecas, cabe ajudar o leitor a ter uma experiência mais bacana justamente com a figura do bibliotecário. Como Ana Claudia define, um animador da leitura, que indique, que saiba as histórias, que fale de forma apaixonada quais obras que a criança ou adolescente possam ler, que estão de acordo com os temas que elas gostam;
Outra dica ainda é que as bibliotecas sejam posicionadas para fisgar o leitor. Na Barca dos Livros, por exemplo, as voluntárias optam em deixar livros com capas mais coloridas e chamativas, com histórias de personagens conhecidos das crianças, numa estante maior, ao lado das almofadas. Se contentando com estas opções, a criança pode, por seguinte, ir para prateleira próxima onde conta com literatura brasileira e outras histórias um pouco mais densas. A mesma coisa ocorre com a estante onde ficam os gibis. Logo ao lado estão os livros de personagens de quadrinhos, que podem levar ainda para outro tipo de literatura. A ideia é que as estantes conversem entre si.

Fonte: NSC Total

Comentários