Pular para o conteúdo principal

O desafio de saber relevar

Assim como conceder o perdão, absolver os atos de alguém que indiretamente nos desapontou também é algo difícil

FORGIVENESS
Batizados, casamentos e festas de aniversários são ótimas ocasiões para rever amigos e parentes queridos e especiais. Por outro lado, podem também propiciar reencontros com pessoas que você, se pudesse escolher, preferiria nunca mais encontrar.
Isso porque, ao longo da vida, acumulamos vínculos afetivos, desenvolvemos afinidades, tendemos a proteger, cuidar e defender nossas amizades. Mas situações alheias à nossa vontade podem abalar nossos relacionamentos.
Levante a mão quem apoiou uma amiga que passou por uma decepção amorosa, mas que, depois de um tempo, reatou o relacionamento? Quem nunca presenciou uma discussão familiar que envolveu muitas injúrias, mas que, passados alguns meses, todos se reconciliaram? Nesses casos, todos se valeram do perdão, mas, para você que estava de fora e tomou as dores daquele que ama, livrar-se da mágoa pode ser algo difícil.
Fatos assim acontecem o tempo todo, o que nos leva a deixar de enxergar qualidades no outro e – até mesmo – nos faz manter distância daquele que nos decepcionou.
Optar pelo distanciamento pode parecer um sentimento infantil, mas serve como uma espécie de proteção, como se nosso “inconsciente” resolvesse nos preservar de algo que pode nos desapontar ou entristecer.
Porém, o natural é buscarmos o amadurecimento e enfrentar os inevitáveis reencontros que a vida nos reserva. Perante isso, devemos pedir a Deus para apaziguar nosso coração e nos dar sabedoria para saber lidar com a situação da melhor maneira.
Portanto, quando você estiver frente a frente com quem te decepcionou, não o ignore e nem vire o rosto, fingindo que não o viu. No início, você pode até não conseguir esconder seu desconforto, mas tente ao menos esboçar o seu sorriso mais gentil.
Antes de tudo, lembre-se que a pessoa em questão já foi perdoada por quem você ama, e isso é o mais importante. E será assim, aos poucos, que você conseguirá relevar os atos do outro e aliviar o ressentimento que desnecessariamente ainda carrega.
Desapegue-se das lembranças ruins, do semblante triste que o seu amigo ou parente tão querido um dia estampou no rosto. Se hoje existe alegria, tudo foi superado. Se quem você ama está feliz, fique feliz também!
Aleteia

Comentários