Pular para o conteúdo principal

Encontro debate obra de Carolina de Jesus

Carolina de Jesus, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil

Carolina de Jesus, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil



Considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, a mineira Carolina Maria de Jesus volta a ser destaque nesta quinta-feira, 19, durante um bate-papo no Sesc Rio Preto, às 19h30.
Na ocasião, a professora doutora em Literatura da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, Elzira Divina Perpétua e a escritora Ryane Leão debatem a obra "Quarto de despejo - Diário de uma favelada", publicado em 1958 - livro que narra de modo fiel o cotidiano passado na favela.
Na obra, a autora descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos moradores da periferia. No Brasil, os exemplares alcançaram uma tiragem de mais de 100 mil livros vendidos em um ano e a obra chegou a ser traduzida para 14 idiomas.
Os relatos foram escritos entre 15 de julho de 1955 e 1º de janeiro de 1960. No texto, a autora procura sobreviver como catadora de lixo na metrópole de São Paulo, tentando encontrar naquilo que alguns consideram como sobra o que a mantivesse viva. Quarto de Despejo foi um sucesso de vendas e de público porque lançou um olhar original da favela e sobre a favela.
A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. O livro transformou Carolina em um fenômeno literário da sua geração.
No dia 13 de fevereiro de 1977, a escritora faleceu, deixando três filhos.

Serviço

  • Bate-papo sobre o livro 'Quarto de Despejo'. Quinta-feira, 19 de setembro, às 19h30. Gratuito. Sesc Rio Preto (Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333). Informações: (17) 3216-9300
Diário da Região

Comentários