Pular para o conteúdo principal

Programa vai premiar alunos que se destacarem em soletrar palavras

Lançado esta terça-feira, 17, o Ao Pé da Letra levará 16 jovens, de 15 municípios cearenses, a soletrar palavras da língua portuguesa. Vencedores ganharão computadores, smartphones e até viagem internacional

FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-09-2019: Ao Pé da Letra, uma promoção da Assembléia Legislativa do e Secretaria de Educação do Estado do Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-09-2019: Ao Pé da Letra, uma promoção da Assembléia Legislativa do e Secretaria de Educação do Estado do Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO).(Foto: Mauri Melo/Mauri Melo)
Ler e escrever. Quantas vezes for necessário até que se aprenda que palavras com o mesmo som têm letras e significados diferentes. Esquecer as abreviações tão comuns da internet. Exercitar, corrigir e pesquisar. São algumas dicas de professores para os alunos que participarão do programa Ao Pé da Letra, lançado esta terça-feira, 17, a partir de parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
Depois de três eliminatórias em mais de 700 escolas de ensino médio nos 184 municípios cearenses, 16 adolescentes do primeiro ano de 15 cidades chegaram à fase semifinal. Agora é ouvir, soletrar e ter a chance de ganhar conhecimento, equipamentos e até uma viagem para a Inglaterra. “A ideia é, de uma maneira simples, estimular essa galera a conhecer a língua portuguesa. E derivar para outras ideias, como concursos de matemática e física, por exemplo”, afirma o presidente da Assembleia, deputado José Sarto.
O parlamentar ressalta que o concurso é uma forma de fazer os adolescentes equilibrarem mais conhecimento e emoção, principalmente durante a realização de provas importantes. “É muito importante. E digo isso porque já fui jovem e uma das coisas mais difíceis para quem vai enfrentar um concurso é, mesmo você sabendo, não controlar suas emoções”, avalia. Para o deputado, o formato de auditório, de plateia, de gente torcendo, estimula o jovem a amadurecer esse domínio de si mesmo. 
A titular da Seduc, Eliana Estrela, destaca que o programa tem tudo a ver com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o qual os alunos se preparam. "Quando eles começam a participar do programa, precisam também melhorar seu vocabulário. Então passam a ler mais, estudar mais e conhecer outras palavras", considera. O conhecimento adquirido impactará então no Enem e em outros exames. "Se o aluno não tem uma interpretação boa, ele vai ter dificuldade de entender até o enunciado de uma questão de matemática. Quanto melhor o vocabulário, melhor a compreensão", pondera.
Os programas serão exibidos pela TV Assembleia (canal 31.1). A primeira etapa, gravada hoje no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes (prédio anexo II da AL), será exibida sábado, 21, às 15 horas. As demais etapas serão nos dias 28/09, 02/10, 12/10, 19/10 e 26/10. 
Municípios e alunos participantes:
Uruburetama - Pedro Yago Lima de Mesquita
Itapajé - Clarisse Gomes Barreto
Ubajara - Raiane da Silva Lopes
Canindé - Anna Julia Paulino Bastos
Limoeiro do Norte - Vitória de Lima Pereira
Boa Viagem - Edmilson Balbino Amaro Neto
Crateús - Maria Vitória Yngrid Oliveira
Tauá - Matheus Teixeira da Silva
Mombaça - Laysa Araújo Martins
Iguatu - Lucas Kauã
Crato - Andson Germano Vieira Silva
Crato - Camilly Vitória Bezerra Silva
Fortaleza - Adrícia Peixoto de Lima
Fortaleza - Tainá de Oliveira Franco
Caucaia - Débora Oliveira Nascimento
MARACANAÚ - Paulo Henrique da Silva Mendes
O Povo

Comentários