Pular para o conteúdo principal

EdUECE promove XII Lançamento de Livros e VIII Mostra de Publicações

A Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) realizou na última quinta-feira (24/10), no campus Itaperi, o seu XII Lançamento de Livros e VIII Mostra de Publicações. Os eventos integraram a programação da XXIV Semana Universitária (SU).
A principal tarefa da EdUECE é dar visibilidade e instigar a produção de conhecimento, expressar a diversidade dos saberes, estimular os sentidos entre os campos de conhecimento e elaboração teórica, motivar a construção de práticas científicas, expressar a produção artística e cultural.
O diretor da EdUECE, professor Erasmo Miessa Ruiz, falou sobre esse importante papel de uma editora. “… proporcionar a liberdade de acesso ao conhecimento e a construção da democracia. Esse é um dos grandes papeis de uma editora, tendo como alicerce a ação de seus autores, que transformam em livro o conhecimento arduamente produzido no dia a dia de uma universidade”.
O diretor agradeceu a todos os autores e colaboradores e ressaltou: “Cabe a nós, não só da Editora, mas a todos nós, proteger esse conhecimento, pois hoje ele tem uma conotação ainda mais especial. (…) Cabe a nós mantermos as luzes acesas e se possível fazer com que elas tenham cada vez mais intensidade. Esse ano, com muitos sacrifícios, com muitas dificuldades, a EdUECE foi capaz de trazer, ao todo, de 64 títulos”.
O XII Lançamento de Livros e a VIII Mostra de Publicações celebram o trabalho realizado pela Editora nos últimos doze meses e têm por objetivo promover a divulgação da produção científica e didática da Uece. Foram 64 livros lançados, dos quais 40 são e-books, disponíveis no site da EdUECE, e 24 impressos, esses expostos na Mostra de Publicações.
O vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, em exercício da Reitoria, destacou as novas fronteiras abertas pela EdUECE sob a direção do professor Erasmo Ruiz. “Uma delas é essa linha digital que iniciamos. Hoje, por exemplo, nós estamos produzindo mais livros digitais do que impressos. A EdUECE e a Uece, efetivamente, entraram na era digital (…). A segunda, ainda como possibilidade, é a busca por um novo modelo organizacional para editora que lhe permita mais flexibilidade e capacidade produtiva”.
Professor Hidelbrando acrescentou ainda que, desde o início da atual gestão, vem sendo criadas condições para tornar a EdUECE um selo de impacto efetivo na comunidade acadêmica e científica de nosso país. “Esses três grandes objetivos vem sendo perseguido pelo professor Erasmo e se tornam marcas de sua gestão à frente de nossa editora. Hoje, a Reitoria reconhece a importância desse trabalho e dessa liderança para Universidade Estadual do Ceará”.
O evento foi também ocasião para homenagear professores autores da Uece como forma de reconhecimento por toda contribuição. Foram homenageados os docentes Thereza Maria Magalhães Moreira, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Maria Salete Bessa Jorge e Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso.
A cerimônia contou ainda com apresentação do grupo de música nordestina, Sussuaranos.
   

Comentários