Pular para o conteúdo principal

Mulheres debatem a presença feminina no mercado literário

No dia 7, evento na USP terá a presença de Lola Aronovich, criadora de um dos maiores blogs feministas do País

A presença das mulheres na literatura brasileira é marcada pela sensibilidade, reflexão e criatividade. Nas últimas décadas, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Cora Coralina, Hilda Hilst – entre outras – vêm atraindo cada vez mais leitores. Porém, a inserção das mulheres no mercado literário brasileiro e internacional tem uma história marcada por muitos desafios. Esse questionamento é o tema do debate Compósito M: Diálogos Literários e Mulheres. Promovido pela Editora Com-Arte, a editora-laboratório do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o evento será realizado nesta quinta-feira, dia 7, das 18h às 20 horas, na ECA. A coordenação é da professora Marisa Midori, daquele departamento.
“O objetivo do debate é promover a conversa com e entre mulheres sobre suas produções literárias”, explica o estudante Igor Alves Souza, aluno da ECA e integrante da equipe coordenadora da programação. “Queremos incentivar o diálogo entre diversas mulheres envolvidas com literatura, escritoras e pesquisadoras, e entender como é a relação da mulher na produção literária brasileira.”
Com mediação da professora Vima Martin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o evento terá a participação de Lola Aronovich, criadora e autora de um dos maiores blogs feministas do Brasil, Escreva Lola Escreva. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lola foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, da organização Repórteres Sem Fronteiras. Ela empresta seu nome à lei número 13.642, a Lei Lola, de abril de 2018, que atribui à polícia federal a investigação de crimes misóginos na internet.
O evento terá a presença também da escritora e jornalista Cristina Judar, autora do romance Oito do Sete, ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura 2018, e uma das organizadoras da antologia de autores LGBTQs A Resistência dos Vaga-Lumes, e da poeta e astróloga Júlia de Carvalho Hansen, uma das editoras do coletivo editoral Chão da Feira, formado só por mulheres.
O debate Compósito M: Diálogos Literários e Mulheres será realizado nesta quinta-feira, dia 7, das 18 às 20 horas, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. 
Jornal Da USP

Comentários