Pular para o conteúdo principal

Apaixonado por literatura, Rene lança livro aos 91 anos

Obra “Histórias Vividas e Contadas” será lançada no dia 20 de janeiro


Rene Sebastião Rosa fez uma faculdade de direito aos 53 anos, uma especialização aos 81 e agora lança um livro de memórias e histórias sobre as vivências em Mato Grosso do Sul, aos 91 anos - Foto: Arquivo Pessoal
Seu Rene é um contador de histórias nato. Aos 91 anos é um velho amante da literatura, o aposentado tem um acervo de lembranças e memórias que desperta facilmente a curiosidade do interlocutor. Conta com simpatia sobre como fez uma auto-hipnose aos 20 e poucos anos e declama um poema sem gaguejar apesar da idade avançada. No meio de tudo isso, uma pequena perda auditiva, que o faz escutar com dificuldade, mas em nada impede de lançar o seu primeiro livro.
A obra “Histórias Vividas e Contadas” surgiu de uma provocação. “Na verdade, eu fui no meu urologista fazer alguns exames e durante a conversa eu fui contando algumas histórias sobre a minha vida e o do nosso Estado. O médico me disse, Rene você conta uma monte de histórias que eu nunca ouvi, nem nos livros, porque você não escreve um?”, explica Rene Sebastião Rosa. 
Depois de muito refletir, a sugestão foi aceita com carinho e se tornou uma motivação. Rene buscou na memória o que mais faria sentido e começou a escrever. Com energia, é capaz de contar todas as que incluiu na publicação, mas uma em especial ele considera importante. “Eu fui fumante, dos 12 anos aos 25 anos, e um dia li um livro sobre hipnotismo. Em determinado capítulo, o livro informava sobre a autosugestão, autohipnose. Resolvi tentar. No livro a instrução era falar para si mesmo ‘eu vou deixar de fumar, porque eu quero e porque eu posso’. Fiz uma semana e depois comecei a perceber que a cartela de cigarros estava inteira”, relembra Rene. 
Com tanta disposição, Rene não parece se importar com convenções sociais sobre a hora de parar. Fez faculdade de Direito, aos 53 anos e, especialização em Sistema tributário do IPTU, com 81. Os livros permanecem como companheiros inseparáveis. Ele os devora com vitalidade, cinco ou seis por mês. “Quem pensa em perder, perdido está”, diz, enquanto declama uma poesia.
AMOR
Seu Rene tem dois grandes amores na vida. O primeiro, com certeza, é dona Herondina Felix Rosa, 80 anos, esposa com quem teve três filhas, três netos, viajou e foi parar na Espanha e até em Israel. O segundo é a literatura. 
Há mais de cinco anos, quando Herondina foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), os dois precisaram descobrir, todos os dias, como vencer as limitações que a doença traz. A saída para Rene foi unir seus dois amores, declamar uma poesia diariamente para sua “deusa dos lábios de mel, mais doce que os favos de Jati”, como ele mesmo diz. 
No dia do lançamento do livro, a deusa estará presente. “Vira e mexe a gente chega em casa, ele tá de mãozinha dada com ela, lendo poesia. Ele cuida, ele zela e ele nos ensinou sobre estar junto, da importância do companheirismo com o outro”, afirma uma das filhas do casal, Mariete Rosa. 
Serviço: O lançamento ocorre na segunda-feira (20), às 19 horas, com entrada franca, o livro será comercializado no valor de R$ 20. O Marco fica na rua Antônio Maria Coelho, nº 6.000, no Parque das Nações Indígenas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3326-7449.
Fonte: Correio do Estado

Comentários