Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher - "Papo de Mulher" discute a importância do protagonismo feminino na atualidade, em shopping de Fortaleza

Maísa Vasconcelos, jornalista, conduz o programa Papo de Mulher na rádio O POVO CBN
Maísa Vasconcelos, jornalista, conduz o programa Papo de Mulher na rádio O POVO CBN (Foto: Mateus Dantas/ O POVO)
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Rádio O POVO CBN irá realizar uma roda de conversa sob o tema "Protagonismo Feminino na Atualidade" na noite desta quinta-feira, 5, na praça de alimentação do North Shopping Fortaleza. O debate terá início às 19 horas e será mediado pela jornalista Maísa Vasconcelos.
Entre as convidadas estão Yarina Corrêa, digital influencer e modelo fotogênica Plus Size; Katarina Brazil, advogada, consultora política e militante feminista; e Katy Silva, feminista e ativista do movimento Body Positive.
O evento servirá como uma troca de conhecimentos. "Poderemos aprender muito sobre a importância da mulher e a força que temos para lutar em busca da igualdade de gêneros", disse Yarina Corrêa. "Ao longo dos anos conquistamos muitas coisas, mas a desigualdade ainda existe e não podemos parar de lutar por nossos direitos", acrescentou.
Yarina também falou sobre a união feminina. "Não somos rivais, nem muito menos concorrentes. Somos apenas mulheres em busca dos nossos sonhos".
Em conversa com O POVO, Katarina Brazil comentou o tema do debate, explicando que o protagonismo feminino pode ser entendido sob diversos aspectos. "Se tomarmos por base os cargos de poder e prestígio na sociedade brasileira, atualmente, nós não vamos ter mulheres liderando. Mas, por outro lado, se olharmos para as periferias, por exemplo, as mulheres lideram! Elas têm exercido um forte e real protagonismo".
Por esse motivo, Katarina acredita que há uma grande necessidade de analisar o tema sob a luz dos fatores sociais, políticos e culturais. "O que eu espero é que essa roda de conversa suscite as mais diversas reflexões nesse sentido. No encontro podemos tratar também sob a liberdade do corpo da mulher, a dominação masculina, feminicídio e violência doméstica e assédio sexual", contextualizou.
A convidada Katy Silva também ressaltou a importância do protagonismo feminino dentro de uma sociedade machista. "Ver não só mulheres empreendedoras, mas mulheres gerenciando grandes empresas, em cargos de CEOs, essas coisas, tem que passar a ser algo realmente padrão e comum, e não a exceção", cravou. Segundo ela, um dos problemas comuns ainda enfrentados pelo público feminino é a competição entre si, que acaba prejudicando o protagonismo.
Sobre o encontro, ela espera que seja um momento oportuno para ouvir as outras mulheres presentes e aprender com elas. "E será também um prazer conhecer Maísa, que é uma pessoa que está no ideário aqui do Ceará. Eu acho incrível uma mulher como ela, que já está estabelecida na carreira há muitos anos, que já tem um papel e é uma mulher relevante, está dando essa oportunidade para a gente conversar sobre isso e ter a presença de outras mulheres", concluiu.
A mediadora desse debate, a jornalista Maísa Vasconcelos, apresenta há quatro anos o programa "Papo de Mulher" na Rádio O POVO CBN. Segundo ela, o objetivo desse encontro é aproximar ainda mais o programa do seu público. "Quando você tem uma plateia, você pode conversar com ela, ter uma proximidade maior. Quem sabe ali mesmo podemos encontrar pessoas que possam ser protagonistas, se encaixando no tema", comentou.
Além disso, é uma oportunidade de fortalecimento das pautas do "Papo de Mulher", que busca ouvir e dar voz às mulheres, mostrar que elas fazem cada vez mais uso desse protagonismo. "Ainda existem problemas gravíssimos para enfrentar, como o feminicídio e a violência contra a mulher. Nosso objetivo é continuar amplificando a voz dessas mulheres", complementou.

Serviço


Papo de Mulher: Protagonismo feminino na atualidade
Onde: Praça de Alimentação do North Shopping Fortaleza
Quando: quinta-feira, 5 de março
Horário: às 19 horas
Gratuito

O Povo

Comentários