Pular para o conteúdo principal

Criança de 4 anos faz podcast contando histórias infantis durante a quarentena em Fortaleza

Com a ajuda da mãe, garoto já produziu três episódios para as plataformas digitais


Legenda: Com ajuda da mãe, Matias lançou seu podcast sobre livros e histórias infantis
Foto: Arquivo pessoal
Na busca por uma ocupação divertida e saudável dentro da quarentena em Fortaleza para o filho, o pequeno Matias de Alencar Leite, de 4 anos, a funcionária pública Rute de Alencar, de 35 anos, propôs uma brincadeira inusitada: criar um podcast com contação de histórias infantis. O programa, nomeado de “Matias e seus livros favoritos”, então, foi lançado há três semanas nas plataformas digitais e conta com a locução da criança.
Até esta terça-feira (23), três episódios foram lançados, cada um contado a partir da visão do pequeno Matias, que ainda não sabe ler, mas decora todas as histórias contadas por várias vezes pelos pais ao longo da vida. “Ele sempre teve uma memória muito boa. Com um ano e meio ele já cantava músicas que ouvia. E desde bebê a gente lê dois ou três livros, então ele desenvolveu esse gosto pela leitura”, conta a mãe.
Segundo Rute, Matias também escuta podcasts de contação de histórias. “Perguntei se ele não queria gravar o próprio podcast e ele adorou a ideia. A gravação funciona de forma caseira mesmo, pelo celular, uma vez por semana, mas agora vamos fazer de 15 em 15 dias”, detalha.
Quarentena
Sem ir à escola desde março devido à pandemia do novo coronavírus, Matias faz vídeo-chamada duas vezes por semana com os professores e colegas, além dos familiares. “Os amiguinhos falam ‘Matias, ouvi teu podcast e ele fica super feliz e empolgado para fazer mais'”, comenta Rute.
“É uma maneira de distraí-lo dessa quarentena, trazer uma ludicidade para dentro de casa. Fizemos o aniversário dele em maio e só tinha três pessoas junto com ele. Então é muito difícil esse período pra uma criança acostumada a sair, ir pra praia, shopping e brincar com os amigos”.
O próximo programa será sobre um livro do avô de Matias, pai de Rute. “A família está toda empolgada. Temos primas com filhos pequenos que estão ouvindo. É um retorno muito legal e que ajuda outras crianças nesse momento, principalmente”, declara.

Diário do Nordeste

Comentários