Pular para o conteúdo principal

Cadê o livro? Cadê a livraria?

 Mapa colaborativo das livrarias volta ao ar em plataforma mais robusta. A ideia é mostrar para os leitores quais as lojas que, mesmo com as portas fechadas, continuam vendendo livros em canais digitais.

Em abril, o PublishNews noticiou a criação do Mapa Colaborativo das Livrarias que se mantiveram ativas, mesmo no período de isolamento social. Criado pela vendedora de livros Beatriz Alves, o mapa chegou a reunir mais de 200 livrarias, de 20 estados e amealhou mais de 20 mil acessos enquanto esteve no ar. Como estava baseado num documento aberto, no Google Docs, o mapa foi “derrubado”. Agora, ele voltou em uma plataforma mais parruda, resistente a ataques e pode ser acessado pelo site Cadê o Livro. A ideia é unir as pontas entre leitores e livrarias para que eles possam descobrir as lojas do seu bairro ou da sua cidade que, mesmo com as portas fechadas, continuam vendendo livros seja pelas redes sociais, WhatsApp ou e-commerces próprios.

"Eu sempre quis que as pessoas tivessem uma relação melhor com as livrarias. Eu me formei leitora graças a elas, então, eu acredito muito no seu poder transformador. E o mapa é uma forma de reaproximar leitores desses lugares, mesmo neste momento tão difícil. É dar uma chance aos leitores de visitarem, mesmo que virtualmente, a sua livraria favorita ou de descobrir aquela loja escondida que muitas vezes passou batido", explica Beatriz.

O mapa continua colaborativo: qualquer pessoa pode incluir, de forma muito intuitiva, suas livrarias favoritas. Basta informar o tipo de livraria (independente, loja virtual, sebo, franquia etc); quais os produtos vendidos (livros novos, usados, infantis, importados etc); o nome do estabelecimento; o endereço; telefone; e-mail; site; redes sociais e horário de funcionamento. Além disso, é possível incluir fotos e informações de canais de vendas.

Estabelecimentos que perceberem que há algum erro de informação no seu cadastro podem, facilmente, enviar uma notificação aos organizadores que mantêm o compromisso de corrigir o erro.

O retorno do Mapa Colaborativo das Livrarias foi possível graças à parceria com a Webcore, estúdio de inovação digital que atua nas áreas de design, tecnologia e games. Na área de interatividade digital, já desenvolveu mais de 500 projetos para grandes marcas e tem na bagagem oito projetos premiados em Cannes.

O projeto é colaborativo e o desenvolvimento da plataforma foi um serviço pro bono da Webcore. Por isso, eles criaram uma conta no Buy me a Coffee, através do qual recebe apoios financeiros para a manutenção do projeto.

Via PUBLISHNEWS


Comentários