Pular para o conteúdo principal

Projeto leva literatura até lar de idosos em Porto Alegre

 

Ação 'Companhia das Palavras' foi desenvolvida durante a pandemia do coronavírus. Sessões de leitura do material acontece todos os dias com os residentes.


Por G1 RS

Há seis meses o coronavírus atinge e muda rotinas, processos e vivências da população no Rio Grande do Sul.

Tendo o isolamento social como principal agente combativo ao avanço da doença, as visitas de familiares aos asilos tiveram de ser suspensas. Pensando em melhorar o dia a dia dessa população durante a pandemia, o projeto Companhia das Palavras leva literatura diariamente aos idosos.

Atuando em cidades do estado de São Paulo e também do Sergipe, no Rio Grande do Sul são os residentes da Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) que participam da ação.

Diariamente, a instituição, que fica na Capital, recebe cartões postais digitais, com conteúdo literário. Por meio de sessões de leitura, os idosos que vivem na instituição de longa permanência recebem o conteúdo.

Cartões produzidos pelo projeto 'Companhia das Palavras' são enviados diariamente para asilos durante pandemia — Foto: Companhia das Palavras/Divulgação

Cartões produzidos pelo projeto 'Companhia das Palavras' são enviados diariamente para asilos durante pandemia — Foto: Companhia das Palavras/Divulgação

Poemas de escritores como William Shakespeare, Fernando Pessoa e Camões compõe o conteúdo enviado para os idosos.

Cada postal também conta a história de vida dos autores, além da sua participação na literatura universal, assim o trabalho também se torna uma aula. Os profissionais que atendem nas instituições receberam capacitação em interpretação de texto e mediação de leitura, tudo gratuitamente.

Segundo Renata Roquetti, idealizadora do projeto, os idosos vivem dia a dia do afastamento social, e com o a pandemia, foram privados das visitas e de outras atividades.

"São pessoas que estão vivenciando o isolamento de forma ainda mais delicada e acentuada que a maioria de nós", pontua.

O projeto tem objetivo de seguir os envios nos próximos meses e ampliar a rede de instituições atendidas para, por consequência, impactar mais idosos com a ação. Para isso, foi criado um financiamento coletivo online.

Em todo o Brasil, são 300 idosos que fazem parte da iniciativa.

Comentários