Pular para o conteúdo principal

AGORA É NATAL

 Julio Lossio*

Em transe vago por minha imaginação. Começo a ver imagens embaralhadas do NATAL.

Logo identifico o NATAL COMERCIAL.

Nas casas dos privilegiados, luzes de todas as cores fazem a noite clara como o dia. Dentro, os convivas banqueteiam-se e jogam as sobras no lixo. Rios de espumantes correm a céu aberto. Na Árvore de Natal os presentes, e, a um comando, todos são abertos e os risos correm solto. Roupas, objetos e brinquedos antigos vão para o fundo de armários e nunca mais são usados. É a ostentação do consumismo.

Próximo dali, numa casa de taipa, uma única luz brilha como um pirilampo. Me aproximo e vejo uma vela.Adultos e crianças famintas mostram os ossos sob a pele. Todos, maltrapilhos. Crianças brincam com ossos, simbolizando os bovinos e equinos, que sonham ter algum dia. Todos olham para os céus pelas frestas do telhado, buscando o Papai Noel. Ele nunca passa ali.

Lembro do desperdício dos abastados. Quantas famílias não teriam a fome saciada, somente com o que foi jogado no lixo. As roupas estocadas no fundo dos armários, esquentariam os que têm frio e agasalhariam os maltrapilhos. Brinquedos jogados e quebrados, realizariam sonhos de muitas crianças. Como somos egoístas!

Uma lagrima solitária desce pelo meu rosto e espatifa-se no chão. É meu protesto.

Não gosto desse NATAL COMERCIAL.

Divagando volto ao passado e vejo o NATAL CRISTÃO. 

Nas casas, os presépios, terços puxados pelas matriarcas. A família reunida e a Missa do Galo. Todos homenageavam o recém-nascido, JESUS.

Hoje a instituição FAMÍLIA está desmoronando.

As escolas deixaram de ensinar e querem educar nossos filhos. 

O resultado são os analfabetos funcionais, que saem do ensino médio, é a morte do RESPEITO, pois a professora não é mais a MESTRA, é a TIA. Um a um, os valores familiares vão caindo por terra e com eles está morrendo a religiosidade e o patriotismo.

A educação é patrimônio dos pais, que geram meninos e meninas. A eles falam sobre sexualidade na hora certa e respeitam em nome do amor as opções dos filhos. 

Os pais plasmam o caráter e formam cidadãos, para servirem a Pátria, horarem a família e fazerem o BEM à humanidade.

Desperto, com o sentimento de querer minorar a dor daqueles sofredores e com saudades daquele NATAL CRISTÃO.

Minha conclusão é: JESUS é o caminho. 

Com a alma genuflexa, peço a ELE LUZ, para iluminar minhas andanças e a dos que me rodeiam. 

Peço FÉ, para tocar os corações e despertar em todos, o AMOR.

Peço ESERANÇA, para conquistarmos a FELICIDADE plena.

Meu Menino Jesus, se minhas preces forem atendidas, durmo tranquilo, pois fiz o BEM, aos necessitados e com certeza, despertarei num amanhã sem FOME e sem DOR. FELIZ NATAL.

Professor Aposentado da USP e UFC, Membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) e da ABROL-CE

Comentários