Pular para o conteúdo principal

Uma só coisa é necessária, ouvir Jesus

Alvim Aran*

Em nossa sociedade agitada corremos o risco de cair num ativismo cego e acabamos por esquecer do essencial que é Jesus, ou seja, ouvir a palavra de Deus. No evangelho escrito por Lucas (10, 38-41) temos alguns pontos para auxiliar-nos em nossa reflexão, mais especificamente: escuta, dialogo e a palavra encarnada. Do evangelho citado acima destacamos os seguintes trechos:

➢ “Recebeu-o em sua casa” (hospitalidade)

➢ “Ficou sentada aos pés do Senhor” (Escuta)

➢ O diálogo de Jesus com Marta, muito “ocupada pelo muito serviço” doméstico.

➢ E Jesus dizendo, pelas letras de Lucas, que “pouca coisa é necessária, até mesmo uma só”, isto é, ouvir a palavra encarnada de Deus.

O primeiro tópico é essencial para nós, pois antes de ouvir Jesus temos que recebe-lo e trata-lo bem como fez Abraão com o hospede (Gn 18, 1-10). A hospitalidade que devemos ter com Jesus deve ser cultivada em todos momentos, em suma, tratar bem as pessoas e acolhê-las como se fosse nossas irmãs e irmãos. Esse acolhimento, falando de nossa sociedade egocêntrica, deve ser voltado a escuta, assim como fez Maria aos pés de Jesus enquanto Marta se preocupava com os afazeres domésticos. 

A história dessas duas mulheres traz uma reflexão atual para nós, não sabemos ouvir as pessoas, e consequentemente não ouviremos Jesus também. Muitas vezes quando chega alguém em nossa casa nos preocupamos em fazer café, comida, se a casa está limpa, etc. Mas as vezes esquecemos de ouvir a pessoa que foi nos visitar e dar atenção a ela, foi o que Marta fez. 

Pois é, quantas e quantas vezes somos as Martas da vida? Nos preocupamos tanto com o físico que esquecemos do espiritual. Em determinado momento, em muitos, nossas irmãs e irmãos precisam ser escutados, um desabafo ou uma palavra de conforto, e não somos sensíveis a isso. 

A nossa falta de sensibilidade, ou melhor dizendo, nossa falta de contato com Jesus vem minando nossas relações humanas. Jesus foi o mestre da humanidade, com efeito o poeta diz que “tão humano assim, só pode ser Deus”, e então passamos ao último tópico: uma só coisa é necessária.

Irmão Carlos, durante a vida religiosa, diz que “se não vivermos o evangelho, Jesus não vive em nós”, isto é, a única coisa necessária a todos nós é o ouvir Jesus numa experiência contemplativa de oração assim como fez Maria, e depois de ter ouvido seremos capazes de colocar isso em pratica, aí entra Marta. 

Para ilustrar a ideia de Marta e Maria usarei mais um exemplo mineiro, quando chega alguém em nossas casas temos o costume de conversar bastante e depois de um tempo falamos para pessoa esperar que iremos preparar um café. Com Jesus também deve ser assim, primeiro escutamos tudo que o Mestre tem a dizer, depois cuidamos da cozinha, isto é, cuidamos de nossas irmãs e irmãos pelo mundo afora. Depois de aprender a ouvir a Jesus, aprenderemos ouvir tantos crucificados existenciais por aí.

*Aluno de 2º ano de Filosofia, Seminário Maior de Diamantina-MG 

Comentários

  1. Muito bom mano que Deus abençoe sua sabedoria em decifrar o q Deus realmente quer de nós q sejamos todos uma nação sem divisão de cor raça ou estatus financeiros sómos todos irmãos e fomos feitos pra adorar a Deus e pra aprendermos a viver uns com os outros unidos em um só objetivo
    q e adorar a Deus , e q todos nós possamos aprender a ouvir mais as palavras de Jesus pra q possamos evoluir pra um mundo espiritual ao lado de Deus . MEUS PARABENS .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, belíssimo texto. Parabéns 🙏🙏👏

    ResponderExcluir
  3. Parabéns alvim Deus te de cada dia mais amor pela escula da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  4. Gostei de sua explanacao sobre o texto e toda comparação relaizada dentro do nosso convivio. Tudo explicado na simplicidade a fim de alcançar a profundidade. Parabéns Alvin. Sempre rezando por sua vida e ministério.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, me surpreendi.
    Parabéns!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Reflexão muito bacana, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário