Pular para o conteúdo principal

No Mundo de Fortaleza

Airton de Farias*

Fortaleza, com quase três milhões de habitantes, é uma cidade de muitos ângulos, lados e formas. Há uma cidade do lado “leste”, “bonita”, com avenidas largas, prédios elegantes, refinados centros comerciais e espaços de consumo. É a cidade que aparece nas imagens das propagandas oficiais e das empresas de propaganda.

Há o centro, ponto em torno do qual a cidade foi se formando ao longo dos séculos, a partir da antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Uma área charmosa, que traz as cicatrizes e as paixões da História e, que nas últimas décadas, sofre com o abandono por parte dos poderes públicos e grandes grupos econômicos, embora ainda pulse, com as multidões atraídas pelo comércio popular ali existente.

Existe a Fortaleza “oeste”, cheia de contradições sociais e de infraestrutura urbana problemática. É a cidade dos bairros populares, da gente trabalhadora, não raro, de pele escura, que batalha e sonha, todo dia, por melhores condições de vida. É a Fortaleza que lembra as contradições de nosso processo histórico, do ontem e do hoje.

Uma Fortaleza de muita fé e de não poucos templos. Entre tantos, não há como deixar de notar a majestosa "Igreja Redonda", ali nas margens da Avenida Jovita Feitosa. Mais que um templo, é uma referência de arquitetura e memória da cidade. Mais que um edifício e local sagrado, é também conhecida pelas prédicas de seu pároco, Geovane Saraiva. Um religioso que pratica uma religião viva, dinâmica, engajada. Padre Geovane aborda e nos traz mensagens revigorantes de Cristo, que se encontra, não acima de ninguém, mas entre as pessoas, entre nós todos. Um Cristo que venceu a morte e se faz presente na solidariedade, no amor ao próximo e na justiça social. Um Cristo distante da fé enclausurada e burocrática destes tempos de falsos mitos, que, por esquecerem o humanismo, acabam turvando os corações das pessoas com palavras vazias.

É com essa sensibilidade, de uma fé redentora e do legado arquitetônico da "Igreja Redonda", que Padre Geovane nos traz mais esta obra. O religioso é um pródigo escritor, com várias obras produzidas abordando questões variadas. Aqui, nestas páginas, nosso autor está em plena forma. A sensibilidade do religioso e sua sagacidade transbordam, ao compreender os muitos espaços de Fortaleza. É uma obra de forte impacto visual, quase um álbum para as futuras gerações, sobre a capital cearense neste começo de século XXI. Com fotos e sínteses inteligentes, Padre Geovane nos apresenta uma Fortaleza em diversas perspectivas, quase como uma metáfora da Igreja em que atua – não ficar no lugar, girar para entender. Uma obra para ser lida e vista com tato, verdadeira materialização do ser e do sentir de um dos mais importantes religiosos desta cidade.

*Professor e Historiador. Mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense e Pós-doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC).


Comentários