Pular para o conteúdo principal

Profetismo

             José Cajuaz Filho*

Na estrutura bíblica, uma parte de seu  conteúdo é destinada aos profetas e forma  “Os Livros Proféticos”. Neles se encontram catalogados vários profetas divididos em maiores e menores. É uma beleza a leitura destes livros.

            Mas... O que é profeta?  No conceito etimológico, é aquele que fala em nome de alguém e não um adivinho nem um mágico. No caso bíblico é aquele que fala em nome de Deus e anuncia seus desígnios  e o que quer de seu povo, mostrando a infidelidade, a idolatria,  as mentiras, as injustiças sociais, os   pecados reinantes no meio do povo e que Ele espera  uma conversão. Mostra também o que pode acontecer por causa dos pecados, sem esquecer a misericórdia de Javé.

       O exercício da missão do profeta  é o Profetismo.

       Entre os profetas menores, está Miqueias que profetizou  nos anos 700 a.C., época terrível para Judá e Israel, durante o reinado de Ezequias, tempo da hegemonia da Assíria. Seu linguajar é duro e sem compromisso com ninguém só com Javé. Combate a idolatria e a injustiça social, denuncia a venalidade dos juízes, dos sacerdotes e dos profetas cultuais.       Porque combatia os erros da época e anunciava os castigos divinos que podiam ocorrer caso não houvesse mudança de vida, é cognominado o profeta das desgraças.   

          Mesmo denunciando os erros e mostrando os possíveis castigos, previa uma época de felicidade para o povo.                                                      Profetizou a vinda de um rei messias que salvaria a humanidade. Ficou conhecido também como um profeta messiânico.  Eis a profecia: “Mas tu Belém – Efrata, tão pequena entre as clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam os tempos antigos, aos dias longínquos do passado. Por isso   Deus entregará o seu povo até o tempo em que der a luz, aquela que deve dar à luz...”O oráculo refere-se ao nascimento do Messias que libertara todos do pecado.                                                                         

Este “de ti” visa a descendência davídica do Messias - Davi era de Belém ; e o “ dará à luz” é o  oráculo da concepção de Maria e do nascimento do Messias.

              A Igreja não inventa acontecimentos, mas  busca-os na Sagrada Escritura para poder ensinar o povo.

             A nós, resta, simplesmente, clamar: Vinde, Senhor Jesus e salvai a humanidade marcada pelo ódio, pela violência, pela corrupção e , por que não, pela idolatria  dos prazeres e do dinheiro  transformados  em seus deuses.  

*Professor Universitário apesento: português, latim, grego e francês                                                                                                                                       


Comentários