Pular para o conteúdo principal

Cearenses lançam aplicativo para dar visibilidade a cultura do Nordeste

Com a intenção de mostrar a diversidade cultural do Nordeste, um  jovem cearense decidiu desenvolver um aplicativo que reúne várias informações de todos os nove estados da região. A ideia surgiu quando o estudante de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) Lucas Rodrigues percebeu a ausência de uma ferramenta que falasse da cultura nordestina.
“Eu fiz uma pesquisa no Google sobre aplicativos para falar sobre a região Nordeste e não encontrei nenhum. O Nordeste é tão grande, mas não tem nenhuma plataforma que englobe a sua cultura”, explicou Lucas.
Para a produção dos conteúdos do aplicativo, chamado de Nordestilidades, o cearense de Beberibe, a 79 km de Fortaleza, contou com a ajuda de outras três estudantes da escola profissionalizante Pedro de Queiroz Lima. Mariana Oliveira, Ariane Lima e Camila Melo pesquisaram sobre a cultura nordestina e disponibilizaram as principais informações da região.
Quem baixar o aplicativo vai saber dos aspectos geográficas e culturais da região, os principais pontos turísticos, as principais rádios e veículos de comunicação da região. Com isso, Lucas acredita que essa ferramenta dará mais visibilidade aos estados Nordestinos no Brasil.
“A ideia de todo o projeto foi desenvolvida em um mês e o aplicativo durou cerca de cinco dias para ser criado”, informou Lucas, que ficou responsável pela ideia e desenvolvimento do produto.
O Nordestilidades foi lançado no dia 2 de junho para sistema Android e, até o momento, já rendeu mais de 400 donwloads. Nos próximos dias, Lucas acredita que esse número possa aumentar, já que prevê disponibilizá-lo para os sistemas operacionais iOS e Windows Phone.
O aplicativo reúne aspectos culturais, geográficos e pontos turísticos da região Nordeste (FOTO: Nordestilidades)
Além do que um aplicativo
Mas se você pensar que o Nordestilidades irá se resumir apenas em informações gerais sobre o Nordeste está enganado. Lucas pretende oferecer ao público produtos personalizados e típicos da região, como livros, blusas entre outros utensílios, além de fazer vídeos para mostrar as belezas da região.
Na último dia 27, o aplicativo de Lucas esteve entre as 60 startups selecionadas para participar do evento Invest Class, que reuniu investidores e empreendedores. Uma oportunidade para o cearense alcançar seus objetivos.

Tribuna do Ceará 

Comentários

Postar um comentário