O STF é uma vergonha

Essa semana, nos deparamos com um episódio que poderia ser classificado como algo para além do grotesco.
Conforme a gravação de um vídeo que viralizou nas redes sociais, no interior de um avião, um passageiro disse ao Ministro Ricardo Lewandowski que “o STF é uma vergonha”. Ato contínuo, o Ministro do STF deu voz de prisão ao rapaz, determinando que a Polícia Federal fosse acionada para retirá-lo dali e conduzi-lo preso. 
Diante da indignação geral em face desse episódio, o Ministro Lewandowski declarou que assim agiu por se sentir “na obrigação de defender a honra do Supremo”.   
Pelo conteúdo do vídeo, o rapaz, posteriormente identificado como sendo advogado, nada mais fez do que exercer seu livre direito de expressão e, diga-se de passagem, de forma bastante educada, sem alvoroços, sem proferir palavras de baixo calão, sem cometer qualquer crime. 
O Ministro, por sua vez, de forma abusiva e desproporcional à crítica feita ao Supremo, mandou prender o advogado, o qual perdeu o voo, sofreu um flagrante e ilegal constrangimento e, ainda, responderá a um inquérito policial.
Criticar as instituições é algo perfeitamente salutar e necessário em uma democracia, negar tal possibilidade é afirmar o arbítrio, algo inadmissível, ainda mais, em se tratando de um magistrado da Corte Suprema, encarregado de zelar pelo fiel cumprimento e respeito da Constituição Federal.
Na verdade, as palavras desse advogado refletem o pensamento de quase todo brasileiro: o STF é uma vergonha!
Os brasileiros vêm acompanhando com interesse os julgamentos do STF nos últimos tempos, e o que se percebe, de forma flagrante, são decisões contraditórias e equivocadas, muitas vezes de cunho mais político que jurídico, entendimentos estaparfúdios, discussões e baixarias entre os Ministros... Contra fatos, não existem argumentos.
Se o STF é tido como vergonhoso, a culpa não é do cidadão brasileiro, mas sim, de seus Ministros, cujas ações e omissões causam indignação mesmo ao leigo em questões jurídicas.
Por tais razões, o STF vem causando imensa vergonha ao brasileiro.
Se os Ministros do STF não querem ouvir tais “críticas”, talvez seja o momento de seus componentes repensarem suas posturas e passarem a agir como verdadeiros guardiões da Constituição.
Portanto, senhor Ministro, se for para prender alguém por considerar o STF vergonhoso, todo brasileiro deverá estar atrás das grades, com exceção de raros, a se contar nos dedos. 

Grecianny Carvalho Cordeiro
Promotora de Justiça

Comentários

Postar um comentário

Mais Visitadas

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Herança do governo golpista